Aproximar do público a vida e a obra de um dos mais relevantes intelectuais da Serra Gaúcha é um dos propósitos do bate-papo que ocorre no dia 4 de outubro (terça-feira) na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, junto à Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333), às 18h, com entrada franca, conduzido pelo jornalista Marcos Fernando Kirst, um dos editores deste portal de notícias.
Com destacada atuação entre os anos 1960 e 1990, o poeta, fotógrafo, cronista e professor Ary Trentin (1942-2002) terá marcantes passagens de sua biografia lembradas pelo painelista. Autor do livro "Algumas Tramas: Um Passeio pelo Talento Multifacetado de Ary Trentin", Kirst abordará o legado artístico, comunitário e cultural de seu biografado
A ocasião para renovar o interesse pela obra do artista não poderia ser mais oportuna, uma vez que, neste ano de 2022, são lembrados os 80 anos de nascimento e os 20 anos de saudades do poeta, falecido em 2002. Trentin despontou no cenário cultural com a antologia poética "Matrícula", lançada em 1967. A obra acabou por demarcar o surgimento de outros quatro escritores que se tornariam referenciais da produção literária serrana: José Clemente Pozenato, Jayme Paviani, Oscar Bertholdo e Delmino Gritti.
A habilidade com as palavras, portanto, está em todas as páginas do livro de Kirst. Por vezes, a obra se transforma em coletânea poética, contemplando poemas conhecidos e outros até então inéditos; em outras, revela a veia epistolar de Trentin, reproduzindo trechos de cartas escritas principalmente a familiares. O apuro estético para capturar momentos únicos através da fotografia – muitas delas premiadas – também está presente na obra, que propicia uma galeria de imagens deixadas pelo biografado.
Tudo isso permeado pelas histórias de vida desse gramadense, cujo caráter humanista e talento para comunicar revelam uma persona de múltiplos talentos. Em sua pesquisa para o livro, Kirst ressalta o envolvimento crucial de Trentin no desenvolvimento da mídia local, tendo sido um dos artífices para a instalação do Núcleo Audiovisual na UCS e para valorizar a cultura regional, envolvendo-se com o projeto ECIRS (Elementos Culturais da Imigração Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul).
Livro será vendido a R$ 50 (Foto: Reprodução)
Após o bate-papo, a obra estará sendo comercializada a R$ 50 – a renda será revertida ao Instituto Filhos. Outra atividade envolvendo o autor e seu mais recente livro também está agendada para o dia 6 de outubro (quinta-feira), quando Marcos Fernando Kirst fará sessão de autógrafos da obra "Alguma Tramas", às 18h, na Praça Dante Alighieri, dentro da programação da Feira do Livro.
"Algumas Tramas: um passeio pelo talento multifacetado de Ary Trentin" foi contemplado pela LIC Municipal de Caxias do Sul, com apoio cultural de Hbella, Blue Tree Towers, Âmbar, Menon e NL Informática, e parceria cultural da Editora São Miguel.