Quando o problema é coletivo, o pensamento também precisa ser. Esse engajamento de combate ao coronavírus por parte de empresas, entidades de classe e universidades ganha reforço dia após dia na Serra.
Dessa vez, a mobilização vem da UCS: a partir do Curso de Graduação em Farmácia, trabalha na produção de álcool gel 70º para auxiliar no atendimento à demanda crescente pelo produto contra a disseminação da doença.
A universidade une esforços para que o desenvolvimento da substância, hoje direcionada a uso interno (em um único dia, foram produzidos 60 kg para aproveitamento nos ambientes acadêmicos e de saúde do Hospital Geral), seja ampliado para beneficiar a comunidade.
O propósito agora é que o excedente – projeta-se uma produção de cerca de 180 kg de álcool semanalmente – possa ser doado à prefeitura de Caxias do Sul, a partir de autorização dos órgãos competentes. A intenção é que as tratativas ocorram durante esta semana e a produção possa ser ampliada já a partir da semana que vem.
Para amparar esse projeto que beneficiará a comunidade, a UCS conta com a estrutura física de laboratórios e equipamentos das aulas práticas do Curso de Farmácia, no Bloco S do Campus-Sede, assim como os ambientes da Farmácia Escola, com cerca de 200m² e tecnologia para a manipulação de medicamentos.
E não está sozinha nessa corrente de solidariedade: já houve o contato de empresas interessadas em contribuir com matérias-primas e embalagens para o envase, como a Rodoil Distribuidora de Combustíveis SA e a instituição financeira cooperativa Sicredi, parceiras da iniciativa.
A informação é repassada pela professora do Curso de Farmácia da UCS Valéria Weiss Angeli, complementando que os donativos são bem-vindos, entre eles, de produtos como frascos de 500ml com válvula pump, álcool etílico 96º e Carbopol 940.
Além disso, frisa, a capacidade de envase, hoje manual, poderia ser expandida a partir da aplicação de máquinas envasadoras. Interessados em colaborar por meio de doações, podem entrar em contato pelo e-mail vwangeli@ucs.br.
O trabalho é encabeçado pela professora Valéria, responsável pelas disciplinas de produção e controle de medicamentos da graduação em Farmácia, farmacêuticos da Farmácia Escola da UCS e técnicos de laboratório que atuam em áreas relacionadas a medicamentos e controle de qualidade.
"Como Instituição comunitária, a intenção é que a UCS possa exercer um papel social no auxílio à população, para que se torne possível controlar a transmissão da doença Covid-19", declara.
Importância do álcool gel
Ao lado de lavar sempre bem as mãos com sabão ou sabonete, o álcool gel 70º torna-se fundamental para higienização por sua característica preventiva e antisséptica, para redução da carga viral e de microrganismos, a fim de auxiliar na contenção da disseminação do coronavírus.