POR SILVANA TOAZZA
Com duas unidades em Caxias do Sul e uma em Bento Gonçalves, a Prolar Imobiliária Inteligente comemora 50 anos com motivos para festejar, a despeito das incertezas trazidas pela pandemia no mercado imobiliário.
Os números evidenciam a força da empresa, fundada em junho de 1970 por Vilson Paschoal Dalla Vecchia. São 80 colaboradores, entre funcionários e prestadores de serviço, e uma carteira com quase 400 condomínios na administração, 2 mil imóveis na locação e 1,5 mil em vendas.
A seguir, entrevista exclusiva para o site nesta seção “Conversa Afiada” com Fernando Gonçalves dos Reis, diretor-executivo da Prolar, que foi presidente da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) na gestão de março de 2018 a março de 2020.
O que significa para a Prolar completar 50 anos de história?
50 anos de trabalho e dedicação baseados em valores e consciência de que estamos cumprindo nosso papel de ajudar Caxias do Sul e a região a se desenvolverem e serem lugares melhores para se viver.
Qual a estrutura atual?
Atualmente, temos duas unidades em Caxias do Sul, uma dedicada a locações e condomínios e outra voltada a vendas. E uma agência em Bento Gonçalves. Temos cerca de 80 colaboradores, entre funcionários e prestadores de serviço. Administramos quase 400 condomínios e temos uma carteira com aproximadamente 2 mil imóveis na locação e 1,5 mil em vendas.
Foi preciso demitir e qual a previsão de crescimento para 2020?
Não precisamos demitir, mas buscamos reduzir custos em outras áreas. Acreditamos que vamos manter estabilidade comparada a 2019.
Qual o impacto da pandemia nos negócios?
A insegurança, a perda de emprego e renda, bem como o fechamento do comércio e serviços, impactaram em renegociações de aluguéis e também nas vendas de imóveis. Tivemos redução na expectativa de resultados para o ano.
Quais as principais conquistas nessas cinco décadas?
Tornar-se uma empresa de 50 anos já é uma grande conquista. Mas isso só foi possível com capacidade de se renovar e de inovar. A Prolar é uma referência no Estado e no Brasil pela qualidade do trabalho, credibilidade e inovação. Além disso, com investimentos em tecnologia, nos tornamos um hub que conecta 29 empresas que entregam uma experiência melhor para nosso cliente. A Prolar é a primeira imobiliária da Serra Gaúcha a ter uma plataforma 100% digital para locação. Além disso, nosso papel social também merece destaque com diversas ações voltadas à nossa inserção na sociedade, contribuindo com projetos voltados para crianças carentes e para projetos culturais.
Quais os principais obstáculos?
Superar as sucessivas crises e se reinventar constantemente para seguir sendo relevante mesmo após 50 anos e com tantas inovações no mercado.
Como enxerga o setor no momento e qual a previsão?
O setor passa por uma recuperação. Após a crise iniciada em 2014 e agravada temporariamente pelo coronavírus, o segmento está se reaquecendo, até mesmo pela mudança de comportamento das pessoas na busca por mais conforto e tranquilidade em isolamento/distanciamento social e home office. Novas oportunidades estão surgindo e há muitas coisas para se aproveitar e fazer.
Investir em imóveis ou alugar?
Depende. Comprar voltou a ser uma opção forte, inclusive para as novas gerações devido ao impacto cultural e aos novos hábitos provocados pela Covid-19. Os juros nunca estiveram tão baixos e, para quem pensa no imóvel como investimento, ele está mais atrativo do que vários outros investimentos pela perspectiva de retorno maior em menos tempo. Mas locar pode ser uma alternativa interessante para quem ainda não se estabeleceu profissionalmente, para quem vive sendo transferido de um local a outro ou para quem simplesmente não quer imobilizar uma alta soma de valores e prefere investir em outras coisas.
Como uma empresa consegue tornar-se longeva e manter-se moderna?
Com muito estudo, pesquisa, benchmarking, participação nos melhores eventos do mercado imobiliário nacional, inovação, tecnologia, time forte e coeso e foco em pessoas.
Você, como empresário e liderança, qual dica daria aos empreendedores que estão desnorteados pelo momento de incertezas?
Focar nas oportunidades que estão surgindo e elas são muitas. Mas também manter-se atento e estudioso. O comportamento e a cultura vão mudar muito nos próximos meses e anos e você precisa entender para poder rapidamente definir estratégias e ações alinhadas com os fatos e cenários.