A sucessão no comando já estava definida, mas foi nesta segunda-feira (03/04) que André Vidal Armaganijan sentou oficialmente na cadeira de CEO da Marcopolo, marca mundial nascida em Caxias e com fábricas em sete países.
O executivo, que desde 2017 exercia a função de diretor de Operações Internacionais e Comerciais para o Mercado Externo, assume o novo cargo com o desafio de dar continuidade à trajetória de crescimento que norteia a história de 73 anos de uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo, com foco na inovação, avançadas tecnologias, parcerias internacionais e soluções sustentáveis para a mobilidade. A Marcopolo registrou resultado histórico em 2022, com lucro líquido de R$ 436,8 milhões, acelerada de 21,9% na comparação com o ano anterior e margem líquida de 8,1%.
“Cada vez mais, a companhia está focada em desenvolver soluções para os nossos clientes e passageiros e aproximar as pessoas por meio da mobilidade. Visamos também a expansão global a partir do fortalecimento da atuação internacional, com a aposta nas exportações e na atuação de nossas subsidiárias”, comenta André Armaganijan.
James Bellini retorna à presidência do Conselho de Administração
Com isso, James Bellini, CEO da companhia entre maio de 2019 e março deste ano, reassume como presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, posição que ocupou entre março de 2018 até agosto de 2019.
Entre as prioridades do novo CEO está explorar alternativas que promovam a descarbonização do transporte. A companhia investe em veículos movidos a energia elétrica, hidrogênio e híbridos, no Brasil e no exterior, além de manter parcerias com universidades e startups.
André Armaganijan é graduado em engenharia mecatrônica pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em administração pela Fundação Getulio Vargas e com MBA pela Universidade de Chicago. O executivo tem 47 anos e ingressou na Marcopolo em 2014, como diretor Global de Estratégia. Antes disso, trabalhou na Accenture e na Goodyear nas operações do Brasil, Estados Unidos e México.