Movimentação no mercado gaúcho de tecnologia. A porto-alegrense PipeRun anunciou, nesta quinta-feira (13/10), a compra da 5Hub, startup de Caxias do Sul que atua no mercado de "conversational commerce", que envolve a conversa em tempo real entre marcas e clientes por meio de diversas plataformas, como WhatsApp, Messenger, Instagram, e-mail, telefonia por voz, SMS, chatbot e Telegram. Juntas, as companhias vão chegar a 90 profissionais e a um faturamento anual de R$ 12,5 milhões.
Mais de 150 milhões de brasileiros usam todos os dias essas mídias sociais, mostrando o potencial de vendas a partir de múltiplos canais. Dessa forma, a PipeRun, especializada em CRM - Gestão de Relacionamento com o Cliente, uma solução tecnológica que mantém o registro do relacionamento com cada cliente, complementa sua expertise no universo de negócios online.
Com essa aquisição, a plataforma de aceleração de vendas passa a incorporar a frente de atendimento omnichannel (estratégia de uso simultâneo de diferentes canais de comunicação), atuando de ponta a ponta no processo.
Com presença nacional, a 5hub atende mais de 100 grandes empresas, incluindo marcas conhecidas, inclusive da Serra Gaúcha, como Marcopolo, Brinox, Martiplast, Santa Clara, QI Faculdade e Famiglia Valduga. Atua em toda a área de atendimento: da captura de leads e vendas até o pós-vendas com o controle de protocolos e tabulação de dados, contemplando ainda o módulo de pesquisa de satisfação.
Complementaridade e sinergia
À frente da 5hub, o CEO Sandro Wegner ressalta que há uma identidade clara entre as duas startups. “Com uma ferramenta que unifica o atendimento de vários canais, conquistamos clientes importantes e conseguimos dobrar de tamanho a cada seis meses”, afirma.
Recentemente, a empresa caxiense ficou no top 10 das melhores startups do Brasil do Sebrae Like a Boss, que contou com mais de quatro mil inscritos. Além disso, integra o programa de inovação do Instituto Hélice.
Integração com independência
CEO da PipeRun, Cezar Augusto Gehm Filho conta que as duas empresas são parceiras desde 2018 e cresceram juntas. “Unidos, vamos conseguir ter uma oferta mais completa ao mercado, que é gigantesco”, destaca Cezar, salientando que a empresa regista expansão de 500% na receita mensal desde 2019 e deve dobrar, mais uma vez, de tamanho em 2022.
Os executivos deixam claro que, mesmo com a aquisição, cada startup seguirá trilhando um caminho de autonomia, com produtos vendidos de forma independente. O processo de integração entre os times já está em andamento e deve ser concluído até o final do ano. A equipe da 5hub será absorvida (são cerca de 15 profissionais), e os sócios-fundadores Sandro Wegner, Matheus Rosa e Jonas Schen seguirão na operação. O escritório de Caxias do Sul será ampliado, buscando atender os clientes de ambas as companhias na Serra Gaúcha.
A saber: fundada em 2017, a PipeRun foi listada no ranking Exame Negócios em Expansão entre as empresas de pequeno e médio porte que mais cresceram em receita líquida no Brasil entre 2020 e 2021.