Com o argumento em mãos de seis semanas consecutivas em bandeira laranja no Modelo de Distanciamento Controlado do governo gaúcho, entidades do comércio de Caxias do Sul se unem novamente e reivindicam a abertura dos shoppings e centros comerciais aos domingos.
Assinada pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviço (CIC), a solicitação foi enviada ao prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina.
A intenção é buscar a alteração do Decreto Municipal nº 21.009/2020, permitindo aos shoppings e centros comerciais atender também aos domingos, limitando o acesso de pessoas a 30% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou PPCI.
Entre os argumentos do comércio estão os indicadores da 18º semana do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, demonstrando o contexto atual como controlado do contágio do vírus para a região, bem como a retomada das atividades das escolas de Educação Infantil.
Há indícios de que é possível retomar o atendimento nos domingos nos shoppings sem gerar aglomeração, assegura a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini:
“Defendemos que o comércio mantenha o atendimento no contexto atual, que nos leva a acreditar em uma estabilidade da pandemia, considerando a cogestão e a retomada gradual das aulas”, afirma a dirigente, reforçando a importância de proteger a saúde de todos, respeitando o uso obrigatório de máscaras para entrar em estabelecimentos comerciais, as regras para provas de roupas e a higienização das mãos.