Um acordo de cooperação tecnológica engatado há um ano dá nova arrancada no mercado automobilístico. O Instituto Hercílio Randon (IHR), instituição brasileira (com sede na Serra Gaúcha) voltada a pesquisas no setor de autopeças e transporte rodoviário de cargas, e a Altair, líder global em ciência computacional e inteligência artificial, com matriz brasileira em São Paulo, anunciaram nesta semana compromisso para estruturação de um Hub para Inteligência Artificial dedicado a Materiais Avançados e HPC (high performance computing - computação de alto desempenho). A novidade foi comunicada durante cerimônia na terça-feira, em Caxias do Sul.
A criação do Hub acelerará o desenvolvimento tecnológico e científico para pesquisa de materiais avançados utilizando a Inteligência Artificial e promoverá a formação de mão de obra especializada para a indústria da mobilidade.
Fábio Makita, diretor Administrativo do IHR, Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil, e Joel Boaretto, diretor técnico do IHR (foto: Alex Battistel)
A parceria colaborará com o avanço tecnológico mais rápido em áreas fundamentais para o futuro da indústria da mobilidade, eletrônica embarcada e o desenvolvimento de novos materiais.
A saber: a Altair possui parcerias como essa com o Instituto Hercílio Randon em diversos países e mercados, como com a Rolls-Royce Germany, firmada em 2021, para convergir inteligência artificial e engenharia, e obter valor para os negócios.
Atualmente, o Instituto Hercílio Randon está situado em duas instalações: no Centro Tecnológico Randon (CTR), em Farroupilha, e em um espaço destinado a projetos estratégicos, localizado em prédio próximo à Universidade de Caxias do Sul.