Pela quinta semana consecutiva, a região de Caxias do Sul permanece em bandeira laranja (risco médio) no Mapa de Distanciamento Controlado, divulgado no final da tarde desta sexta-feira, 28 de agosto, pelo governo do Estado. A 17ª rodada de classificação das regiões gaúchas aponta 10 áreas em bandeira vermelha (risco alto) e todas as demais 11 regiões na laranja.
Até a tarde desta sexta-feira, 11 regiões haviam aderido ao sistema de cogestão, em que as regiões estão habilitadas a adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificadas, mas no mínimo iguais à bandeira anterior: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.
Regiões e municípios que desejarem entrar com recurso à classificação preliminar podem enviar pedido de reconsideração até as 6h de domingo (30/8). O Gabinete de Crise vai analisar os pedidos na segunda-feira (31/8) e o mapa definitivo, com as bandeiras vigentes de 1° a 7 de setembro, será divulgado na tarde da segunda-feira, por meio de notícia publicada no portal de notícias do governo do Estado, sem transmissão ao vivo como vinha sendo feito.
Ao considerar que o modelo já está bem consolidado, o Executivo passará a fazer live somente uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, às 14h.
RESUMO DA 17ª RODADA
Regiões que apresentaram piora (2)
LARANJA > VERMELHO
Cruz Alta
Ijuí
Regiões que apresentaram melhora (4)
VERMELHO > LARANJA
Capão da Canoa
Pelotas
Santa Cruz do Sul
Lajeado
Regiões que permanecem iguais (15)
VERMELHA
Taquara
Novo Hamburgo
Canoas
Porto Alegre
Santo Ângelo
Santa Rosa
Palmeira das Missões
Passo Fundo
LARANJA
Santa Maria
Uruguaiana
Guaíba
Erechim
Bagé
Caxias do Sul
Cachoeira do Sul