Um hotel que gerou mil empregos diretos e indiretos, conta com 168 apartamentos, tem mais de 11 mil m² e negócios na ordem de R$ 75 milhões. Esse é o quinto empreendimento da rede gaúcha Laghetto Viverone de Hotéis no Rio Grande do Sul, inaugurado na noite de 27 de maio (sexta-feira) na entrada de Canela, em parceria com a Forma Espaços Imobiliários, responsável pelas obras.
O novo hotel da Região das Hortênsias chega com infraestrutura de lazer, com piscina coberta e aquecida, restaurante com 400 m², centro de eventos, solarium, sala de jogos, fitness center, sauna seca e espaço kids.
Os apartamentos possuem de 24 m² a 34 m², com combinações que podem acomodar até seis pessoas. O grande diferencial da obra é a sua extensão, com 143 metros lineares, ou seja, uma frente imponente que dá as boas-vindas a todos que chegam na cidade, atendendo aos padrões urbanísticos de Canela, com destaque para a beleza da arquitetura.
Para o diretor da Forma Espaços Imobiliários, engenheiro Paulo Pompermayer, a parceria se fortaleceu ao longo desses 12 anos alicerçada na confiança e na credibilidade de ambas as marcas.
“A Laghetto tem paixão em servir e aplica esse sentimento na entrega aos seus clientes e na forma como conduz suas parcerias. Vemos a dedicação e o cuidado com o patrimônio dos investidores, a seriedade com as questões comerciais que expõe a fidelidade com que cumprem os acordos firmados. É uma empresa gaúcha como a nossa, que conhece como poucos os movimentos do setor e o que os hóspedes buscam em nosso Estado. Isso tudo sustenta e fortalece ainda mais a nossa parceria”, comemora.
Francisco Faggion Filho, diretor da Forma, ressalta que inaugurar um hotel deste porte e com este conceito na Região das Hortênsias é um marco de propulsão para o crescimento da Rede Viverone.
“A localização do Hotel Laghetto Viverone Canela responde por 50% do sucesso do projeto. A outra metade é fruto de uma parceria sólida entre a Forma, a Rede Viverone e a Rede Laghetto e também ao projeto, concebido para satisfazer os hóspedes e trazer excelentes resultados financeiros aos seus investidores”, garante.
Segundo Faggion, a concretização deste projeto motiva a geração de novos empreendimentos em Gramado e Canela.
“Temos um DNA que respira inovação. Por isso, podemos dizer que construímos não apenas o maior hotel da rede, mas o mais charmoso e que oferece experiências inesquecíveis. Um percentual de 90% dos investidores é da Serra Gaúcha e da Região Metropolitana de Porto Alegre”.
Imponência horizontal
Instalado em uma área de 6.300 m², o Laghetto Viverone Canela possui andar de acesso horizontal, tendo três torres conectadas por meio de passarelas envidraçadas que ligam um pavimento único onde estão centralizadas as atividades e áreas sociais. Projetado pela arquiteta Vera Zaffari & CO e interiores com a arquiteta Silvia Benedetti & Associados, o hotel, localizado na Rua Rodolfo Schilieper, 64, alia conforto e aconchego à vivência da Serra Gaúcha. O tom cinza que remete ao frio é aquecido com revestimento amadeirado.
Diante do limite da altura vigente em Canela, o uso de telhados com altura e inclinações permitiram abrigar apartamentos também nestas áreas, gerando o quinto pavimento, feito com tecnologia construtiva steel frame (que possibilita vãos livres maiores, sem vigas e dá condição de melhor aplicação de conforto térmico e acústico). Ao usar a materialidade original da região, o projeto uniu contemporaneidade, passando a ser destaque para a cidade. Com uma topografia em aclive, possui um andar de subsolo, abrigando as áreas de estacionamento, serviços e convenções. Coberturas verdes propiciam maior conforto térmico interno e o uso da madeira aquece os espaços.
Depois de dois anos à espera da aprovação do projeto, com licenciamento ambiental e registro imobiliário, a obra começou em 2019. Em menos de três anos, foram gerados 300 empregos diretos e 700 indiretos. O grande desafio foi a pandemia, que reduziu sensivelmente a possibilidade de postos de trabalho em atividade e que manteve a obra parada por três semanas, além de enfrentar problemas com o fornecimento e o alto custo de materiais, em muitos casos até escassez e com prazos de entrega muito estendidos.
Desde 2010, cinco obras, num total de 44.643 m², envolveram projetos da Rede Laghetto Viverone de Hotéis. A primeira, que selou a parceria com a Forma Espaços Imobiliários, foi o Laghetto Viverone Bento, na Capital Brasileira do Vinho. Depois veio o Laghetto Viverone Moinhos em Porto Alegre em 2013, o Laghetto Viverone Rio Grande em 2018 e em 2019 o Laghetto Viverone Estação, também em Bento Gonçalves. O de Canela é o quinto da parceria. Confira abaixo:
OBRAS DA REDE LAGHETTO HOTÉIS FEITAS PELA FORMA ESPAÇOS IMOBILIÁRIOS
Laghetto Viverone Bento – 7.900 m² - 121 apartamentos – entrega em 2010
Laghetto Viverone Moinhos – 7.128 m² - 132 apartamentos – entrega em 2013
Laghetto Viverone Rio Grande – 9.015 m² - 168 apartamentos – entrega em 2018
Laghetto Viverone Estação – 9.200 m² - 205 apartamentos – entrega em 2019
Laghetto Viverone Canela – 11.400 m² - 168 apartamentos – entrega em maio de 2022