A caxiense Randoncorp registrou R$ 5,4 bilhões de receita líquida nos primeiros seis meses de 2023, um avanço de 3,6% sobre o mesmo período do ano passado. Colocando-se o zoom apenas no segundo trimestre de 2023, a receita líquida consolidada foi de R$ 2,8 bilhões, valor que representa estabilidade na comparação com igual ínterim de 2022.
Diante do contexto de mercado complexo, com queda de cerca de 40% na produção de caminhões no Brasil e crédito com taxas elevadas, o desempenho alcançado pela companhia é fruto da estratégia de negócios e reflete a internacionalização e diversificação de portfólio de atuação das empresas do grupo.
Já o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado cresceu 22,8% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando R$ 444,4 milhões. A margem EBITDA também avançou 2,9 pontos percentuais, fechando em 16%.
Desempenho distinto de setores
Enquanto os volumes de vendas de autopeças para montadoras estão em patamares inferiores à média dos últimos dois anos, devido à redução na produção de caminhões no país, o mercado de reposição de autopeças está aquecido e o segmento de semirreboques segue com boa demanda do setor agrícola e de linhas de tanques para combustíveis.
As receitas do mercado externo somaram US$ 241,2 milhões no primeiro semestre, crescimento de 13,6% sobre os seis primeiros meses de 2022.
Outro exemplo do impacto positivo são os incrementos de receitas a partir de empresas adquiridas recentemente. As operações da Hércules no segmento de semirreboques, expandindo atuação da vertical Montadora para os Estados Unidos, e da Juratek, no mercado de reposição de autopeças na Europa, controlada pela Frasle Mobility, adicionaram R$ 147,9 milhões de receitas no segundo trimestre de 2023. Outros R$ 28,1 milhões foram oriundos da empresa DB, que compõe a vertical Serviços Financeiros e Digitais da companhia.
"Indicadores como esses reafirmam a Randoncorp que estamos construindo hoje e projetam o que queremos para o futuro: uma companhia cada vez mais competitiva, gerando maior valor aos acionistas e impacto positivo para a sociedade. Mantendo a nossa característica de trabalhar com dinamismo, protagonismo e inovação, garantindo a sustentabilidade do negócio, mesmo em cenários desafiadores", salienta o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.