Instalado há 10 anos em Farroupilha, o Centro Tecnológico Randon reforça a estrutura com a inauguração nesta segunda-feira da maior pista de baixo atrito da América Latina. Ela compõe a nova área para ensaios dinâmicos da empresa, com 53 mil metros quadrados, destinada ao desenvolvimento, testes e homologações de sistemas de controle de estabilidade para a indústria automotiva do país.
A novidade foi apresentada em transmissão pela internet, com a participação dos executivos das Empresas Randon, e consolida o grupo como um dos principais complexos de desenvolvimento de soluções para o setor de mobilidade. A estrutura dispõe ainda de pistas especiais para análise de ruído e performance de pneus.
A nova área permite a realização de testes para variados tipos e combinações de veículos leves e pesados, com capacidade para suportar as homologações necessárias de sistemas de frenagem com antitravamento (ABS), controle eletrônico de estabilidade e performance e ruídos de pneus.
300 metros de extensão
Denominada de VDA – vehicle dynamic area, a nova área conta com a maior pista de baixo atrito da América Latina, com 1,8 mil metros quadrados (300 metros de extensão), recoberta por placas de basalto polido.
No espaço, há ainda pistas destinadas para ensaios de ruído e performance de pneus. A estrutura projetada para as análises de performance, de 150 metros de comprimento, conta com um sistema para irrigação do pavimento, permitindo a realização de testes com pista seca ou molhada.
Somado à infraestrutura instalada, o Centro Tecnológico Randon conta com uma equipe de técnicos, engenheiros e pilotos altamente capacitada para o desenvolvimento e a execução dos testes, sempre com foco na segurança.
"Projetamos essa área para o atendimento das demandas tecnológicas da nossa indústria. Além da estrutura de pista, investimos em sistemas de proteção para o condutor e para os veículos, que possibilitam avaliar os limites dos sistemas veiculares, sem riscos aos profissionais envolvidos", destaca o gerente de Inovação do Centro Tecnológico Randon, Joel Boaretto.
Para dimensionar: Somente em 2020, o Centro Tecnológico Randon investiu cerca de R$ 20 milhões para a ampliação das estruturas de pistas, do laboratório estrutural, e também para a criação do espaço Innovation Lab, buscando se consolidar como um dos principais hubs de soluções para a indústria da mobilidade.