A Randon Implementos, com sede em Caxias do Sul, está investindo R$ 36 milhões na ampliação da sua fábrica de Araraquara, em São Paulo. No momento, a unidade passa por execução de obras de expansão da área industrial, melhorias de infraestrutura, nova área de expedição e novo pátio para produtos, reforçando a área construída de 29 mil para 42 mil metros quadrados. Com essa expansão, já houve incremento de mais 170 postos de trabalho na unidade, e, até o final de 2021, se projeta a criação de outros empregos.
"Nossa expectativa é apresentar esse importante investimento da unidade paulista no decorrer deste segundo semestre", projeta o diretor geral da Randon Implementos, Sandro Trentin.
Somado a esse aporte, a Randon Implementos aposta na redistribuição de linhas de produção em novas frentes de trabalho nas unidades de Chapecó, em Santa Catarina, e Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, e na operação de unidades exclusivamente dedicadas à linha de produtos sobre chassi nas cidades de Porto Real, no Rio de Janeiro, e Messias, em Alagoas.
Na sede em Caxias do Sul (RS), nos últimos meses, houve aumento da linha Tanque em Aço Carbono e a implantação de uma nova linha fabril de vagões ferroviários. Juntos, esses investimentos permitem uma expectativa de alcançar neste ano a produção média diária de até 150 semirreboques, com ocupação de cerca de 90% da capacidade instalada.
Localização estratégica
Em operação desde 2018, a unidade fabril de Araraquara está estrategicamente localizada em um dos principais polos logísticos do país. Fornece produtos característicos da região sudeste, utilizados, por exemplo, no cultivo da cana-de-açúcar e no transporte de cargas industrializadas, que se beneficiam da infraestrutura rodoferroviária existente. Na fábrica de Araraquara são produzidas algumas linhas de semirreboques, como Basculante, Sider e Canavieiro, além de vagões ferroviários.
A saber: em 2020, a Randon Implementos já havia promovido um amplo movimento de ampliação de capacidade, com investimentos na unidade de Caxias do Sul, passando a contar com o maior sistema de armazenamento integrado automatizado das Américas. O warehouse dispõe de 815 posições de estocagem e mais 17 estações de processamento, com uma capacidade de trabalho que chega a 280 toneladas por dia, em 2,5 mil metros quadrados de área.