Depois de a Marcopolo anunciar a despedida de sua planta fabril do Rio de Janeiro, mais uma notícia impacta o setor automotivo pesado da Serra Gaúcha (e do país).
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (8 de outubro), a Randon SA Implementos e Participações informou que o Conselho de Administração aprovou o encerramento das atividades operacionais de uma unidade do grupo caxiense. Trata-se da Randon Veículos, fábrica inaugurada há 46 anos (em 1974), cuja produção deve ser extinta ao longo do mês de dezembro deste ano.
Com a decisão, foi avalizada a venda de parte de ativos da Randon Veículos, envolvendo projetos, ferramentais e outros itens destinados à fabricação de veículos especiais, bem como estoques de peças e componentes aplicados à produção e ao mercado de reposição, para a Müller Indústria de Máquinas de Construção. O negócio abrange valor estimado em R$ 20 milhões.
“A medida tem por objetivo concentrar a atuação das Empresas Randon em seus principais negócios, levando em conta as sinergias entre eles, e faz parte da otimização de suas plantas e processos industriais”, destaca Paulo Prignolato, diretor de Relações com Investidores da Randon, em nota ao mercado.
A companhia salienta que "todos os esforços estão concentrados na realocação dos funcionários da operação veículos em outras unidades do grupo".
A saber: a Randon Veículos fabrica retroescavadeiras, minicarregadeiras e caminhões fora-de-estrada.