As Empresas Randon, de Caxias do Sul, alcançaram, no primeiro semestre de 2022, receita líquida consolidada de R$ 5,2 bilhões, acelerada de 30% na comparação com o mesmo período do ano passado. O avanço é impulsionado pelo desempenho do mercado externo e pelos recordes de faturamento em algumas de suas unidades verticais de negócios, como Fras-le, Montadora e Autopeças.
"Mesmo em cenário de complexidade, a estratégia de diversificação nos permite continuar entregando um crescimento resiliente e sustentável", ressalta o CFO das Empresas Randon, Paulo Prignolato.
Mercado de reposição aquecido em função da baixa disponibilidade de veículos novos, a comercialização de lonas de freio para veículos comerciais impulsionada pelo agronegócio e a forte demanda na exportação de material de fricção para a linha comercial e de discos de freio para veículos leves foram alguns dos fatores que favoreceram o crescimento da Fras-le.
Em julho, a Randon anunciou a celebração de contrato de intenção de compra da fabricante norte-americana de semirreboques Hercules, o que aumenta sua exposição ao mercado internacional.
"Acessar mercados, como o dos Estados Unidos, abre grandes oportunidades de negócios, não apenas no segmento de implementos rodoviários, mas para nossas soluções de autopeças", complementa o CEO das Empresas Randon, Sérgio L. Carvalho.
Investimentos em tecnologia e ampliação da capacidade industrial também marcaram o último trimestre, com a inauguração da unidade fabril da JOST Brasil, em Campinas (SP), e novas áreas de estoques e forjaria da Master Sistemas Automotivos, em Caxias do Sul (RS), com processos automatizados e robotizados, desenvolvidos pela RTS Industry.