O consumidor caxiense deve investir, em média, R$ 239,52 com o presente do Dia dos Pais neste ano (comemorado no domingo de 14 de agosto). Itens de vestuário, moda, calçados, perfumes e cosméticos são os mais procurados para a data. Em 2021, o valor estimado com o mimo era de R$ 196,33 e, em 2020, de R$ 188,48.
Os consumidores estão dispostos a investir 20% a mais em presentes no Dia dos Pais deste ano. Com o maior investimento nos produtos, aliado à inflação, a expectativa é de que neste ano as vendas para o Dia dos Pais tenham um incremento de 16,8% no comércio caxiense, aponta a tradicional pesquisa de intenção de compras do Núcleo de Informações da CDL Caxias do Sul.
Quase 45% dos entrevistados afirmaram que já foram ou pretendem ir às compras e outros 5,40% disseram que talvez possam ir. Dos participantes que responderam que não irão às compras para a data (50,75%), praticamente metade, é por não ter quem agraciar, e outros 22% não possuir uma boa relação com o pai. Dos que presentearão, 65% dos consumidores homenagearão os pais, 24,72% os parceiros e 4,19% os sogros.
“O aumento no tíquete médio é explicado por duas variantes. A primeira delas é a elevação nos preços, de modo geral, mesmo com dois meses de deflação. O segundo ponto é um melhor resultado da economia, com crescimento constante no saldo de empregos formais no município, o que possibilita mais renda para a população. Ou seja, as pessoas estão percebendo que vão precisar investir mais para comprar um presente, mas elas também estão podendo gastar mais neste ano. Estamos otimistas com esses sinais de crescimento e de retomada”, avalia Cleber Figueredo, coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da CDL Caxias do Sul.
Cerca de 70% dos consumidores já decidiram o que comprar neste ano. Os itens de vestuário e moda continuam sendo os preferidos, com 50,36% das intenções, seguidos de calçados (19,46%) e de perfumes e cosméticos (13,63%). Entre os fatores decisivos na hora da escolha estão o atendimento (40,70%), produtos de qualidade (17,98%), itens diferenciados (7,12%) e condições de pagamento (5,87%).
Neste Dia dos Pais, o favoritismo por lojas em shoppings e em bairros voltou a crescer, chegando a 29,84% e 16,39% das escolhas, respectivamente. Comparado ao ano anterior, a procura pelos presentes em centros comerciais e nos estabelecimentos fora da área central podem dobrar.