Caxias do Sul 23/11/2024

Quando o garçom de uma hamburgueria da Serra é um robô

Conhecida como Beto, solução garante agilidade nos pedidos e preenche lacuna de profissionais no setor gastronômico
Produzido por Silvana Toazza, 30/07/2024 às 09:11:55
Quando o garçom de uma hamburgueria da Serra é um robô
Ricardo Fontana, proprietário da Steicy Hamburgueria, ao lado do robô de serviços Beto
Foto: Alessandro Manzoni, divulgação

Conhecida no segmento industrial, a tecnologia robótica ganha espaço no mercado da gastronomia. Exemplo disso é a solução desenvolvida pela Dalca Brasil, de Bento Gonçalves, para automatizar o atendimento ao público em restaurantes.

Chamado carinhosamente de Beto, o robô apresenta vantagens com sua navegação autônoma e sensores inteligentes, adaptando-se aos diversos ambientes e layouts. Na Steicy Hamburgueria, localizada em Bento Gonçalves, a novidade agradou clientes e proprietários.

"Passamos por um período de testes, realizando ajustes, e validamos a ideia. Deu uma repercussão muito boa, os clientes curtiram bastante", destaca o gerente do negócio, Ricardo Fontana.


Robô de serviços Beto, adquirido pela hamburgueria Stacey (foto: Alessandro Manzoni)

No estabelecimento, o robô se insere da seguinte forma: o garçom vai até a mesa e retira o pedido. Assim que finalizado, é a cozinha que despacha e comanda a entrega junto ao Beto, que se dirige até a mesa – comportando até quatro pedidos, em seus quatro andares. A solução agradou tanto que outra unidade já foi encomendada para o segundo ponto da Steicy, que será inaugurado em breve em Caxias do Sul.

"É uma importante ajuda para a logística de atendimento. Hoje, sem ele, sofreríamos bastante, pois é uma forma também de sanar gargalos com mão de obra, já que é um setor que exige trabalho aos finais de semana e feriados", reforça.

A solução é uma forma de preencher lacunas operacionais. Uma pesquisa realizada com empresários do setor de bares e restaurantes de todo o país pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou a dificuldade do setor em contratar profissionais mais especializados e queixas quanto à falta de capacitação. Com isso, a automação se apresenta como uma oportunidade de aumento na eficiência da equipe, redução no tempo de espera do cliente e a possibilidade de proporcionar uma experiência diferenciada.

No caso do Beto, uma das novidades é que está disponível também no sistema de aluguel por um determinado tempo para atender a necessidades sazonais.