Diversas ações do projeto cultural “Livro Que Te Quero Ao Vivo” ocorrem em Caxias do Sul no próximo final de semana, dias 24 e 25. As atividades fazem alusão à série literária “Primum – O Primeiro Livro do Mundo”, da escritora caxiense Vivi Costa.
Após visitar escolas públicas e promover bate-papos com a escritora e personagens, a iniciativa apresenta a peça teatral "A Magia do Livro", no sábado (24), no Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura). No domingo (25), o Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho se transformará no reino de Castrum, com oficinas gratuitas para crianças das 14h às 17h. Também ocorrerá a estreia do filme "Primum - O Grande Livro Mágico", em três sessões que já estão com ingressos esgotados.
A série literária é composta por oito livros que contam as aventuras dos feiticeiros Carmina e Magnus. Eles precisam viajar para vários países após terem acidentalmente destruído o Primum e espalhado seus pedaços pela Terra.
Oito livros compõem a série completa de "Primum" (Foto: Fabiano Vuelma/Divulgação)
Para assistir à peça teatral, no sábado, basta retirar ingressos gratuitamente na bilheteria da Casa da Cultura. Para as oficinas do domingo, não é necessário fazer inscrição prévia. Os participantes poderão escolher entre mágica, ilustração, origami, acessórios e varinhas mágicas, além de participarem de uma sessão de autógrafos, cabine de fotos e contação de histórias. Na oportunidade, os livros da série estarão sendo vendidos pelo preço promocional de R$ 20 cada. Quem adquirir o box completo, com oito livros, terá desconto e receberá brindes.
Também no domingo, ocorre a première do filme "Primum - O Grande Livro Mágico", na Sala de Cinema Ulysses Geremia, também no Ordovás, em três sessões: às 13h15, 15h e 17h. Todas esgotaram em menos de 24 horas após a abertura da distribuição dos ingressos pela plataforma online Sympla. O filme é produzido pela Foco 3 Produções e tem a direção de Nando Lemes, ambos de Caxias do Sul. O média-metragem seguirá sendo exibido nas visitas às escolas públicas por onde o projeto passar.
Todos os produtos relacionados ao projeto são acessíveis: os livros têm versão com audiodescrição, o teatro terá intérprete de LIBRAS e o filme terá versão com audiodescrição e legendas adaptadas. O projeto cultural seguirá sua agenda pelos municípios da região. A ação cultural é realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultural Federal e conta com o patrocínio de empresas, por meio de incentivo fiscal.