No mês dedicado à consciência negra, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami apresenta a primeira exposição do projeto "Refrações negras: o Beltrão que eu vejo", que tem como finalidade celebrar a potencialidade da comunidade do Bairro Euzébio Beltrão de Queiróz.
A mostra do projeto do VIELAS Espaço Cultural, com fotografias de Shaiane Giacomelli, está aberta para visitação até o dia 30 de novembro, das 10h às 16h, com acesso gratuito, na Sala de Pesquisa do Arquivo, localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 318 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
O que vem à sua mente quando pensa na palavra "F A V E L A"? Essa foi a pergunta que deu origem ao desenvolvimento do projeto "Refrações negras", idealizado pelo presidente do VIELAS Espaço Cultural, Fernando Morais, e que em sua primeira fase contou com a produção executiva da empresária Janaína Souza e da fotógrafa Shaiane Giacomelli. A comunidade abriu as suas vias, becos e vielas para que a fotógrafa Shaiane Giacomelli pudesse captar a essência dos moradores escolhidos para o ensaio nas imagens que compõem a mostra, ação integrante da programação da Temporada da Cultura Negra.
O resultado da soma da sensibilidade da fotógrafa Shaiane Giacomelli, com a beleza dos moradores Maria Teresa dos Santos, Gilberto Souza Nazario, Levi Nathanael Morais Siqueira e Keisy Antonela da Rosa dos Santos, e das modelos Maria Luisa Souza Machado, Kayse Eduarda Souza Machado e Valentina Souza Machado, associado à riqueza das locações escolhidas pelo olhar do curador Fernando Morais, mostram a potência das favelas.