Concebido para implementar ações pedagógicas, culturais e esportivas de apoio à comunidade escolar e seus docentes, o Projeto Escolas da Fundação Marcopolo vai ampliar suas atividades no próximo ano, chegando a mais estudantes e aumentando o atendimento de duas para cinco escolas da rede pública municipal de Caxias do Sul.
Para 2023, ano em que o Projeto Escolas completa 20 anos, são anunciadas quatro escolas apoiadas: Armindo Turra, Presidente Tancredo de Almeida Neves, Ruben Bento Alves e Vitorio Rech Segundo, além de uma escola contemplada, que é a Senador Teotônio Vilela. Assim, o Projeto aumentará o número de estudantes, passando de 1.423 para 2.429, acolhendo as comunidades e ampliando para 248 professores, 48 funcionários, mais de 150 famílias de colaboradores da Marcopolo, com um investimento de R$ 1,5 milhão.
O Projeto Escolas iniciou em 2003 e, desde lá, chegou a mais de 30 mil estudantes de 20 escolas públicas. Além das ações no ambiente pedagógico, a iniciativa também promove melhorias arquitetônicas nas escolas atendidas, favorecendo ações de autoestima e qualificando os laços humanos e cotidianos no espaço escolar.
Em 2022, a Fundação Marcopolo investiu R$ 800 mil em programas de educação, em diferentes escolas municipais e nas duas contempladas, Presidente Tancredo de Almeida Neves e Senador Teotônio Vilela.