O amor e a política se cruzam nas tramas dos filmes do Cinema na Estação do mês de setembro. Quatro filmes internacionais serão exibidos gratuitamente e abertos ao público, de quarta-feira a sábado (14 a 17), às 19h30min, na Biblioteca Parque, junto ao Largo da Estação (R. Feijó Júnior, 1234 - São Pelegrino, Caxias do Sul).
A programação tem, nesta edição, títulos da Alemanha, Cuba, Canadá e Espanha, trazendo um recorte da produção cinematográfica moderna e contemporânea. Em sua terceira edição, o projeto segue até novembro numa realização da Varsóvia Educação e Cultura, com a curadoria do produtor cultural e cineasta Robinson Cabral.
As transformações do Leste Europeu nos anos 1980 são o pano de fundo do título que abre a programação, na quarta-feira. “Adeus, Lenin” mostra as peripécias de um filho ao tentar esconder da mãe recém saída de um coma as mudanças da Alemanha depois da queda do Muro de Berlin e o triunfo do regime capitalista.
A política e o amor, além dos preconceitos e das intolerâncias, costuram a trama de “Morango e Chocolate”, dos cubanos Juan Carlos Tabio e Tomas Gutierrez, que será exibido na quinta-feira. Melhor filme, melhor ator (dividido entre Jorge Perrugoria e Vladimir Cruz), e melhor atriz coadjuvante (Mirta Ibarra) e melhor filme no júri popular no Festival de Gramado de 1994, o longa mostra o encontro e o apaixonamento entre um militante da juventude comunista e um homossexual culto e religioso em Cuba. A produção também ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim de 1995 e foi Indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Premiado filme cubano "Morango e Chocolate" em cartaz dia 15 (Foto: Divulgação)
Na sexta-feira a seleção é o delirante e delicado filme canadense “Léolo”. A história mostra o jovem Leolo que nasceu de forma pra lá de insólita numa família disfuncional e amalucada. Para enfrentar o mundo adulto e seus desafios, o menino cria universos paralelos em sua mente imaginativa.
"Léolo", do Canadá, pode ser apreciado na sexta-feira (Foto: Divulgação)
Para o sábado, a atração é a atuação arrebatadora de Javier Bardem em “Ovos de Ouro”, do consagrado diretor espanhol Bigas Luna. O filme mostra os sonhos de poder de um empreendedor imobiliário que deseja construir um prédio em sua homenagem e, para tanto, usa de seus trunfos “calientes” seduzindo e explorando mulheres enfeitiçadas pelo seus encantos e sua lábia.
O espanhol "Ovos de Ouro" encerra a mostra, no sábado (Foto: Divulgação)
A formação de público para cinema, a democratização de acesso à cultura, a ocupação do espaço público com arte e a ampliação de uso de nossos espaços de convivência social são objetivos centrais do projeto cineclubista Cinema na Estação. E, em tempos de temperaturas baixas, a produção providencia calefação e cobertores ao público, para aquecer cada sessão.
O projeto Cinema na Estação tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.
AGENDE-SE
14/09 (quarta-feira) – 19h30min – Adeus Lênin (Alemanha)
15/09 (quinta-feira) – 19h30min – Morango e Chocolate (Cuba)
16/09 (sexta-feira) – 19h30min – Léolo (Canadá)
17/09 (sábado) – 19h30min – Ovos de Ouro (Espanha)