POR SILVANA TOAZZA
Era um sonho acalentado há anos. E agora festejado de forma efusiva por ela e pela empresa que representa.
Carolina Maciel, gerente de operações de mercado livre da Perfil Energia, é a única profissional de Caxias do Sul a conquistar a Certificação de Operadores do Mercado. O concorrido título é aplicado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em parceria com o Centro de Estudos e Regulação em Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV). Até então, nenhuma empresa da cidade possuía, em seus quadros, algum funcionário com esse reconhecimento.
“Serve para testar a qualificação das pessoas que trabalham no setor e atestar que o profissional tem um amplo conhecimento em todas as áreas do mercado de energia elétrica (clientes do ambiente regulado, do ambiente livre, distribuidoras, riscos e formação de preços)”, destaca Carolina, complementando:
“Ter um profissional com essa certificação é um diferencial competitivo para a empresa”, orgulha-se, referindo-se à Perfil Energia.
Aprovação de apenas 53% dos candidatos
Com 34 anos, Carolina foi submetida a uma minuciosa prova online no dia 18 de setembro, ao longo de seis horas, com alguns intervalos, e o resultado chegou recentemente em formato de comemoração, pois representa um aval de excelência num teste disputado neste ano por 151 pessoas no país, sendo que apenas 80 delas (53%) alcançaram a nota necessária para receber o reconhecimento.
Formada em Administração de Empresas e com MBA em negócios do setor elétrico pela Fundação Getulio Vargas, Carolina é a funcionária com mais tempo de casa da Perfil Energia, com sede em Caxias do Sul e unidade de negócios em Joinville (SC), maior gestora independente de energia do Sul do país.
A prova demandou muito raciocínio lógico, com questões dissertativas e objetivas, envolvendo cálculos. A tela do computador era compartilhada com câmera e microfone ligados. Os cálculos só podiam ser executados dentro da própria plataforma, para inibir a “cola”.
“Há anos vinha estudando e me preparando, mas ainda não tinha conseguido realizar a prova. Agora, deu certo. Estava pronta e foi uma emoção muito grande trazer essa conquista para a Perfil Energia”, revela Carolina, ressaltando que o modelo online surgiu devido à pandemia e acabou se estabelecendo. Antes, os candidatos precisavam se deslocar até São Paulo para prestar a prova presencial.
A nota mínima para conquistar a certificação é de 70%. Carolina ainda não teve acesso à sua nota final. No entanto, para ela, a parte mais desafiadora da prova envolvia questões sobre precificação de riscos em contratos do setor de energia elétrica, métrica que lembra a do mercado financeiro.
Competência e segurança
A Certificação de Operadores de Mercado avalia os conhecimentos dos candidatos com relação às regras do setor, à legislação aplicável e às operações na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). É uma comprovação, para todo o setor elétrico, de que o profissional tem capacidade de atuar no mercado com competência e segurança. O diploma obtido possui validade por quatro anos e pode ser renovado após esse período por meio de um exame de recertificação.
Uma das inovações da edição 2022 da prova é o uso de Blockchain (mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações) para assegurar a autenticidade das certificações emitidas. A tecnologia amplia muito a confiabilidade de todo o processo, reduzindo a possibilidade de fraudes.
PERFIL ENERGIA
Caxias do Sul
Rua Alfredo Chaves, 1208 - 1506 - bairro Exposição
Telefone: (54) 3025-1080
Joinvile (SC)
Rua Dona Francisca, 8300 - Sala 316
Perini Business Park
Telefone: (47) 3512 6380
Leia também:
"O próximo passo é a abertura total do mercado de energia elétrica"