O que faz com que uma empresa seja apontada por 14 anos consecutivos como a marca mais lembrada em software moveleiro no Brasil? A Promob Software Solutions tem a resposta concreta ou, então, implementa na prática o que muitas organizações apregoam na teoria.
O sucesso vem sendo colhido ano a ano por meio do Prêmio Top Móbile – marcas mais lembradas, única premiação top of mind do setor moveleiro nacional.
No dia 21 de outubro, mais uma vez a direção da empresa caxiense foi contemplada como a marca mais lembrada na categoria ‘Software de Projetos’ e entre as mais citadas em ‘Software de Gestão de Lojas’, em pesquisa realizada com 920 organizações da cadeia moveleira.
Comemoração da premiação pela equipe (Crédito da foto: Jaqueline Maraschin)
Pudera: os produtos Promob são utilizados hoje em ambientação virtual por mais de 12 mil lojas de móveis planejados só no Brasil. Em 2018, a empresa anunciou fusão com a canadense 2020 Company.
Essa consagração é o resultado de muito trabalho, de quebra de paradigmas e de muitas estratégias, algumas delas esmiuçadas nesta entrevista exclusiva à seção Conversa Afiada do site por Vanderlei Buffon, general manager (diretor geral) da Promob Software Solutions:
Qual a receita para ser, pelo 14º ano consecutivo, a marca mais lembrada em software moveleiro no Brasil?
Trabalho contínuo, mantendo alinhamento com as necessidades dos nossos clientes, buscando a inovação e propondo novos desafios e maneiras de melhorar.
De que forma a pandemia impactou os negócios?
Num primeiro momento, tirando o fato de que levamos toda a empresa para trabalhar em home office, não fomos tão afetados, pois já utilizamos ferramentas desse tipo, juntamente com as unidades externas, mas tínhamos preocupação com o negócio de nossos clientes. Acreditávamos que nosso mercado sentiria muito e pensamos quais alternativas poderíamos fazer para preservar esses negócios. Dentro disso, flexibilizamos a questão de migração de licenças para home office, trouxemos soluções de digitalização e captação de leads na internet por parte dos clientes.
Qual a perspectiva de fechamento do faturamento em 2020. Haverá crescimento?
No último semestre, estamos acompanhando o bom desempenho dos nossos clientes com uma previsão de crescimento em torno de 10% em 2020 em relação a 2019.
Houve contratações ou demissões?
Nos primeiros meses, nosso time de serviço não conseguiu atuar in loco, fizemos uso de adiantamento de férias e redução de jornada de trabalho, mas não demitimos em função da pandemia. Depois, aumentamos as contratações e estamos com várias vagas em aberto nesse momento.
Qual a estrutura atual da empresa?
No Brasil, somos 350 pessoas. No mundo, hoje, fazemos parte de um grupo de 800 pessoas. O que nos torna a maior empresa mundial no segmento de software para indústria moveleira.
Há planos de expansão no horizonte. Quais são?
Muitos. Após nossa fusão com a 2020 Company, em 2018, estamos levando muitas de nossas soluções para outros mercados, entre elas: Mooble (sistema de projeto na internet); Maker, sistema de projeto e fabricação integrado; e o Manager, que estamos transformando numa solução global. Paralelo a isso, estamos trazendo o Insight para o Brasil, uma solução de ERP fabril robusta que tem seu maior mercado na Europa com tecnologia 4.0 e integra engenharia e processos dentro de um mesmo sistema.
Quais são os maiores clientes?
Trabalhamos com mais de 95% do mercado de móveis planejados na América Latina, então, todos os principais players desse mercado são nossos clientes.
Que lições deixaria a empreendedores diante das incertezas?
Tenha um plano de longo alcance, não precisa buscar rentabilidade imediata, mas direcione para onde vai querer estar daqui a um tempo. Em épocas de incertezas, preserve o caixa e se reinvente, seja perseverante.