Filho e neto de empresários (seu avô, Antônio Arno Palavro, já falecido, fundou a Lojas Arno, rede vendida ao grupo Magazine Luiza em 2004), Arnold Tedesco Palavro desbravou um mercado próprio ao empreender.
Mesmo diante da pandemia, o jovem empresário, de 29 anos, acaba de comemorar, ao lado do sócio Diego Scopel, os seis anos de trajetória de um de seus negócios: a mega store da ATP Suplementos, localizada na Rua Bento Gonçalves, 1.335.
Em função do cenário de Covid-19, a loja precisou festejar o aniversário de forma diferente neste ano, com ações voltadas ao público e em redes sociais, já que foi necessário interromper a tradição de receber personalidades do mundo fitness.
A seguir, confira a entrevista concedida ao site por Arnold Tedesco Palavro, há nove anos à frente da rede que leva suas iniciais, que, além de atuar com duas operações no ramo de suplementos, possui uma farmácia de manipulação em Caxias do Sul.
Como o setor tem sido impactado pelo período de pandemia?
Devido ao fechamento das academias e do comércio em geral nos últimos meses, nossas lojas de suplementos alimentares foram diretamente afetadas. Percebemos a diminuição do número de clientes e do tíquete médio. Em abril, por exemplo, nosso faturamento caiu 70% em relação ao ano de 2019. Já a farmácia de manipulação teve um tímido crescimento, com foco em produtos para imunidade e fitoterápicos.
De que forma vocês se reinventaram?
Fomos até o nosso cliente para entender o que ele estava procurando no momento. Com a crise, o público começou a optar por produtos com preços mais baixos. Foi a hora que tivemos de entrar em contato com os fornecedores para melhorar as negociações e, com isso, iniciarmos campanhas mais agressivas para atrair os clientes até nossas lojas. Os produtos a granel tiveram um grande crescimento nesse período, pois as pessoas começaram a perceber a importância de se manterem saudáveis em momento de crise financeira e emocional.
Quais as perspectivas de crescimento em 2020?
Tínhamos grandes planos para o ano de 2020. Devido à pandemia, optamos por adiar os nossos planos de expansão para 2021, com passos firmes e sólidos.
Qual a estrutura da empresa e foi preciso demitir?
A Rede ATP conta com 20 funcionários muito bem capacitados. No início da pandemia, conversamos com todos os colaboradores e asseguramos a permanência de todos. Acreditamos muito no potencial de cada um e na força do trabalho em equipe. Em momentos de crise, precisamos nos unir e criar novas estratégias para o negócio prosperar. Esse é um grande diferencial de nossa empresa, o empenho e a união.
As pessoas estão mais preocupadas com saúde. Quais itens têm liderado a procura?
Infelizmente, tivemos de ter uma pandemia para as pessoas começarem a se dar conta de que é necessário cuidar da nossa saúde física e mental. Os itens com maior procura em nossas lojas e farmácia são os produtos para fortalecimento do sistema imunológico e combate à ansiedade.
Quais as principais conquistas durante os nove anos de história?
A satisfação do cliente e a credibilidade. Isso não tem preço que pague.
Quais os principais obstáculos?
Entender a mudança do perfil do consumidor e se adaptar a ela durante esses nove anos de história da nossa rede.
Como enxergas o futuro?
Sou bastante otimista em relação ao futuro e o considero muito promissor. Tenho certeza de que os próximos anos serão de muita colheita para as empresas sérias e bem estruturadas. Acredito em dias melhores, muito melhores, em breve.
Que conselho darias a um jovem empresário?
Acredite na sua intuição e coloque amor em todos os seus passos. O sucesso será consequência disso!