A construção em que funcionava a Pousada Le Charme de La Ville, no bairro caxiense de Galópolis, ganha novo hóspede. O prédio foi repaginado para acolher o Giardino Residencial Geriátrico, com estreia prevista para maio. O investimento no projeto envolve R$ 500 mil, com a geração de até 25 empregos diretos e 30 indiretos. A novidade é liderada pela médica geriatra Gabriela de Oliveira e pelo enfermeiro Dimorvan Calza, com experiência na área.
O novo residencial geriátrico chega com a proposta de suprir uma demanda de lares de repouso propícios à longevidade na Serra Gaúcha, com suítes individuais, espaços de convivência, capela, área de tratamento multissensorial e jardins.
Diferenciais para a qualidade de vida
Uma vez por semana, uma feira orgânica será abrigada no local para que os moradores possam fazer compras. A ampla parte de jardins terá horta suspensa com acessibilidade dos cadeirantes, fonte com peixes que poderão ser alimentados pelos frequentadores e até academia de ginástica ao ar livre com equipamentos adaptados. Junto à área verde, haverá espaço ecumênico, que receberá uma imagem de Maria de Fátima vinda de Portugal.
Outro destaque será a pet terapia, com um cachorro residente, chamado Kadu, da raça Golden Retriever, que está em treinamento com adestrador para o convívio e tratamento com idosos.
Datado de antes dos anos 1960, o prédio que receberá o residencial geriátrico já funcionou como restaurante, madeireira e malharia e, em 2002, foi readaptado para operar como hotel-pousada. Com isso, a estrutura pré-existente facilitou a criação de ambientes individuais e coletivos, agregados ao charme rústico da construção. O local é autossustentável, por possuir poço artesiano, gerador elétrico e placas solares.