Um dos espetáculos de maior sucesso do caxiense Grupo Ueba Produtos Notáveis, a peça teatral “As Aventuras do Fusca a Vela” está completando 10 anos de estrada, com uma celebração destinada a toda a comunidade.
Para comemorar a primeira década dessa peça icônica, o Grupo Ueba preparou cinco apresentações de rua gratuitas para a comunidade de Caxias do Sul, além de três exibições em escolas públicas da cidade para levar arte e cultura também aos alunos da rede municipal.
O circuito começa neste sábado (18 de janeiro), com apresentação às 17h, na sede do grupo, o Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69, bairro Marechal Floriano), e segue no domingo (19), também às 17h, na Feira Maesa Cultural (Rua Plácido de Castro, bairro Exposição).
As outras exibições estão agendadas para 26 de janeiro (domingo), às 17h, no estacionamento da Universidade de Caxias do Sul (Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, bairro Petrópolis), 30 de janeiro (quinta-feira), às 17h, na Praça Dante Alighieri (Rua Sinimbu, s/n, Centro, Caxias do Sul), finalizando no dia 1º de fevereiro (sábado), às 17h, no Parque Getúlio Vargas/dos Macaquinhos (Rua Dr. Montaury, s/n, bairro Exposição, Caxias do Sul). Todas as apresentações são gratuitas, abertas à comunidade e direcionadas ao público de todas as idades. Em caso de chuva, os espetáculos de rua serão reagendados. Informações serão divulgadas nas redes sociais do grupo.
A peça As Aventuras do Fusca a Vela traz a narrativa de um jovem que encontra em um ferro velho uma figura muito interessante, um senhor que diz ser o sobrevivente do Pequod, o legendário navio que tentou caçar a baleia branca Moby Dick, no clássico livro do escritor norte-americano Herman Melville (1819 – 1891). Ele acaba embarcando na imaginação do capitão e parte, junto com o público, a navegar em águas tempestuosas atrás da baleia. Com uma abordagem criativa e inovadora, o espetáculo utiliza figurinos e adereços que provocam o inusitado, levando o público a uma jornada imaginativa.
Além das apresentações de rua e nas escolas públicas, o projeto contempla a distribuição de 30 livros “As Aventuras do Fusca a Vela”, de autoria de Jonas Piccoli (autor e diretor da peça), para utilização em espaços ou programas de estímulo à leitura pela Prefeitura de Caxias do Sul, e também a produção de um minidocumentário do circuito, com depoimentos e imagens das apresentações. O material será disponibilizado gratuitamente no Youtube.
O projeto é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul (LIC) e tem apoio cultural da Fundação Marcopolo, Instituto Elisabetha Randon e Randoncorp.