A Capela de São Vigílio da Segunda Légua, primeira edificação religiosa erguida em Forqueta em 1880, sedia no próximo dia 5 de fevereiro (sexta-feira), às 15h, o primeiro dos cinco filós que a segunda edição do projeto Forqueta Cultural promove em sua programação de verão.
Os encontros, movidos por muita cantoria e animação protagonizados pelo grupo Felice Personne, buscam reafirmar essa tradição cultural que mobiliza gerações na Serra.
Realizado em parceria pelo Ponto de Cultura Costurando Sonhos e a Varsóvia Educação e Cultura, o Forqueta Cultural quer integrar as comunidades às tradições da cultura local. Assim, a programação também contará com uma ação social na Aldeia kaingang Santa Rita, em Farroupilha, dia 12, seguindo depois por três espaços culturais caxienses: dia 19 de fevereiro no Museu Ambiência Casa de Pedra; dia 26, no Monumento Nacional ao Imigrante; e dia 5 de março, no Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, no bairro Forqueta.
Formado por pessoas da comunidade de Forqueta, o Felice Personne é um grupo que se dedica à cantoria de músicas da tradição da colonização italiana, destacando-se também por sua vivacidade e animação no contato com o público em seus tradicionais filós, sempre marcados pela fartura da culinária regional. É nesse clima que o Forqueta Cultural pretende receber o público com programação gratuita e aberta à participação de todos, sejam turistas ou moradores.
Com financiamento do PróCultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e patrocínio da TECBril Tecnologia em Tintas Industriais, o Forqueta Cultural promoverá novas ações culturais no decorrer de 2022.
Programação:
05/02 – 15h – Capela de São Vigílio da Segunda Légua
12/02 – 15h – Aldeia Kaingang Santa Rita - Farroupilha
19/02 – 15h – Museu Ambiência Casa de Pedra – Festa da Uva
26/02 – 15h – Monumento Nacional ao Imigrante – Festa da Uva
05/03 – 15h – Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp – Festa da Uva