As aulas começaram em outubro do ano passado e, agora, chegou a vez dos integrantes da Orquestra Jovem UCS LionsEduc fazerem sua primeira apresentação na segunda-feira (dia 29), às 16h, na Escola Municipal Angelo Francisco Guerra. O projeto é uma iniciativa do LionsEduC em parceria com o Setor Cultural da Universidade de Caxias do Sul e a Escola de Música da UCS.
Formada por 50 jovens de 10 a 14 anos, a Orquestra Jovens UCS LionsEduc investe na formação dos estudantes por meio de oficinas gratuitas de musicalização, teoria musical, aulas de instrumentos e prática de orquestra para instrumentos como flautas, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Essa será a primeira de uma série de apresentações que integram o processo formativo dos integrantes da orquestra. Os arranjos foram escritos para o momento musical em que o grupo se encontra.
O roteiro da apresentação começa com recepção na escola e conversa sobre o projeto, seguido de uma apresentação didática com os professores da OJ UCS LionsEduc sobre as cordas, flautas e a orquestra. Logo depois, o grupo começa a sua apresentação com “O Marisco / Trem de Ferro” e “Von Schlaraffenland”, que são peças iniciais com caráter didático e que reforçam os movimentos e coordenação. Em seguida virão “Canone em Ré” (J Pachelbel) e “Greensleeves” (Tradicional), que se inserem na construção do senso melódico e afetivo, com melodias tradicionais da música de concerto. Depois, tem “Instinct”, peça motivacional, pois explora sonoridade, intensidade e domínio do instrumento.
A concepção da Orquestra Jovem mobilizou profissionais da área musical vinculados à UCS Orquestra e Escola de Música da UCS com apoio do Curso de Licenciatura em Música da UCS. A coordenação pedagógica é do professor Fábio Alves e se insere nas atividades realizadas pela Escola de Música da UCS, que tem a coordenação do professor Vitor Manzke e gerência administrativa de Moacir Lazzari. A produção executiva e cultural é de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural.
O projeto é realizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura.