Mais uma edição do projeto “Maesa Cultural” ocorre neste domingo, dia 17, com visitações guiadas por dentro da estrutura física do histórico complexo arquitetônico, que no passado foi a sede da Metalúrgica Abramo Eberle S.A. Na oportunidade, a comunidade poderá conhecer a parte interna da Maesa e a história do prédio.
Em paralelo a isso, entre 9h e 17h, em frente ao prédio, será realizada uma feira de artesanato, exposição e outras atividades, na Rua Plácido de Castro. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
As visitas guiadas acontecerão em grupos, com duração de 20 a 30 minutos, organizadas em turnos das 14h às 17h, com até 30 inscritos por turma. O acesso ao prédio se dará pela Rua Plácido de Castro, junto à entrada da sede da Guarda Municipal. Os interessados em participar da visita guiada devem fazer a inscrição pelo Google Forms, por meio do link: https://forms.gle/PotsRKUZ8UqzW88D6
O prédio da Maesa se tornou patrimônio histórico de Caxias do Sul em 2015. O local foi doado do Estado para o Município e o acordo prevê que o complexo de 53 mil metros quadrados se destine a uso público com finalidade cultural, de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos, preservando as características arquitetônicas e culturais do patrimônio.
A promoção do evento deste domingo é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), a União das Associações de Bairros (UAB) e a Câmara de Vereadores, com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos, Sindiserv e Ação Cidadania.