Entre as gigantes do mundo, a caxiense Marcopolo anuncia o desembarque de ônibus rodoviários da Geração 8 na África do Sul, com mais de 30 unidades já em produção para atender à demanda daquela região. Para marcar a chegada do G8 naquele país, a fabricante realizou um evento de lançamento no dia 17 de julho, que contou com a presença de empresas da África do Sul, Botsuana, Moçambique, Namíbia, Zimbábue, entre outros países que já contam com veículos da marca.
O primeiro modelo da Geração 8 que chega ao mercado africano é o Paradiso 1350, exclusivamente importado do Brasil, e tem 15 metros de comprimento, com capacidade de 60 lugares em poltronas semileito. O modelo tem o volante posicionado à direita do veículo, para circulação nas vias do país, com mão inglesa, e conta ainda com sistema de ar-condicionado, com calefação, sanitário, carregadores USB-C, cafeteira e faróis full LED, além de atender normas internacionais.
Em 2023, o market share (cota de mercado) da companhia na África do Sul foi de 48%, avanço acelerado em comparação ao ano de 2020, quando a participação de mercado representava 24%. No ano passado, a Marcopolo África do Sul (MASA) vendeu 362 unidades e, para 2024, a previsão é de mais de 400 veículos.
A saber: a região africana é o segundo maior mercado para a Marcopolo, superado apenas pela América Latina. Com fábricas nos cinco continentes, os ônibus produzidos pela Marcopolo (75 anos) rodam nas estradas de mais de 100 países.