POR MARCOS FERNANDO KIRST
Olha só que bacana isso... a capacidade humana de transformar limão em limonada, felizmente, não tem limites, quando se arregimenta criatividade e boa vontade. A data de 20 de junho, como bem sabem astrônomos, astrólogos e místicos, é revestida de um sabor especial, pois ela pontua o solstício de verão no hemisfério norte do planeta, e o solstício de inverno no hemisfério sul.
SOLSTÍCIO, como se sabe, mas sempre é bom recordar, é o fenômeno bianual astronômico que marca o início das novas estações nos dois hemisférios. O de verão é popularmente tido como “O dia mais longo do ano”, devido ao período de duração da incidência dos raios solares sobre nosso planeta. O de inverno tem o dia mais curto. Os solstícios ocorrem em junho e em dezembro.
É o oposto do EQUINÓCIO, que ocorre nos meses de março e setembro, quando o dia e a noite têm a mesma duração.
No hemisfério norte, o solstício de verão é revestido de simbologias ancestrais, sendo celebrado em diversos pontos significativos em diversos países. Um dos principais deles ocorre em STONEHENGE, o monumento druídico megalítico milenar situado na região da Cornualha inglesa. Ali, no dia exato do solstício de verão, o pôr do sol pode ser contemplado exatamente em meio a uma das fendas da estrutura, construída de forma magistral há milênios.
Druidas caxienses conferindo as instalações in loco
O evento costuma atrair milhares de pessoas ao local todos os anos, porém, neste 2020, devido às medidas de restrição de aglomeração de pessoas, impostas pela pandemia do coronavírus, o acesso ao local estará fechado.
MAS, agora é que vem a boa notícia.
O pôr do sol em Stonehenge, no solstício de verão, poderá ser acompanhado AO VIVO por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pois será transmitido diretamente nas páginas do YOUTUBE e do FACEBOOK da English Hermitage, a empresa que administra o acesso ao monumento.
É só acessar ali os links, neste sábado, 20 de junho, a partir das 17h26 (horário de Brasília). O nascer do sol também será transmitido, às 0h52 da madrugada de domingo (também no horário de Brasília).
Boa vigília a todos!
Mãe de um dos druidas, esta, ijuiense, também in loco