POR SILVANA TOAZZA
Era uma expectativa de muitos anos, tanto por parte do mercado quanto do público. Assim o advogado Renan Tronco, diretor de Estratégia da caxiense Perfil Energia, define a Portaria 50/2022, publicada no final de setembro, que permitirá aos consumidores de alta tensão ingressarem no Mercado Livre de energia elétrica a partir de 1º janeiro de 2024.
Até então, apenas grandes conglomerados corporativos (com demanda mínima de 500 kW) eram beneficiados por escolhas mais assertivas na área e economia no caixa.
Com a medida, empresas e estabelecimentos comerciais de pequeno e médio portes poderão aderir a fontes renováveis (pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, energia eólica e solar) e economizar até 40% nas faturas. No país, estima-se que o impacto seja em 106 mil empreendimentos, que estarão habilitados ao ingresso nesse mercado, estima o Ministério de Minas e Energia.
Último degrau antes do consumidor residencial
Ter autonomia de escolha resulta em empresas mais competitivas e sustentáveis. A portaria representa um passo decisivo para a abertura total de mercado, restando apenas um último degrau no horizonte: o consumidor residencial (o de baixa tensão).
“A tendência é de que essa abertura do mercado continue a progredir até atingir a nossa classe residencial, o que trará um novo momento de autonomia, capacidade de escolha, melhores preços”, detalha Renan Tronco.
Como trata-se de um tema bastante complexo, o portal de notícias entrevistou Renan Tronco, que representa a Perfil Energia, maior gestora independente do Mercado Livre no Sul do país, para entender o que muda e como se redesenha o setor num futuro próximo. Confira a seguir:
Perfil Energia assessora empresas na escolha de fontes renováveis de energia (Foto: Adobe Stock)
Quem passa a ter acesso ao Mercado Livre a partir de janeiro de 2024
“Hoje, o Mercado Livre é composto basicamente por grandes e médios consumidores, ou seja, grandes empresas utilizadoras de energia elétrica no processo produtivo. Com essa portaria, a tendência é de que todos os consumidores que não sejam os de baixa tensão (residências e pequenos comércios são os únicos que ficam fora da portaria) sejam contemplados. Trata-se de um modelo importado da Europa.”
Ampliação de mercado
“Com essa portaria, ampliam-se as possibilidades do mercado. Essa faixa representa bastante em relação ao total de consumidores, não tanto em consumo de energia, mas em número de clientes.”
Conquista para o setor
“Estávamos nessa expectativa há anos. Os primeiros ensaios sobre essa abertura de mercado têm quase uma década, com certeza. Quando se pensa nesse cliente, que passa a ser abarcado com essa solução possibilitada pela portaria, há muitos detalhes a serem clareados. Basicamente, foi dito que a estrada passa por aqui, mas o que isso pode representar, não temos ainda a noção exata.”
Ampliação de 10 pontos percentuais
“Esse crescimento da fatia do Mercado Livre, que salta de 38% para 48% do setor de energia elétrica no país, pode ser proporcionalmente ainda maior na Serra Gaúcha, pela densidade de empresas nela existente.”
Como o consumidor de alta tensão acessará o Mercado Livre
“Por ser um tema complexo, quem vai representar esse cliente junto à Câmara de Comercialização são as comercializadoras varejistas – são cerca de 40 no país, a maioria situada na Região Sudeste. Elas são vinculadas às mesmas empresas de atacado do setor de energia, que abrem um braço de segmentação.”
Papel da Perfil Energia
“A Perfil Energia é uma gestora independente no Mercado Livre, buscando as melhores soluções para o cliente. Para os consumidores de alta tensão, ajudaremos a reduzir as complexidades e apontar os melhores caminhos, dando suporte para esse novo mercado no momento de escolha.”
Oportunidade no horizonte
“Somos um hub de soluções porque o consumidor sem o mínimo de informação necessária pode fazer uma compra equivocada. Temos uma carteira ativa de clientes nessa faixa (alta tensão) que contarão com uma nova oportunidade. Não é algo que precisamos aprender ou estruturar. Estamos aptos a dar esse suporte.”
PERFIL ENERGIA
Caxias do Sul
Rua Alfredo Chaves, 1208 - 1506 - bairro Exposição
Telefone: (54) 3025-1080
Joinvile (SC)
Rua Dona Francisca, 8300 - Sala 316
Perini Business Park
Telefone: (47) 3512 6380
Leia também:
“O empreendedor não pode se abater diante de um, dois, três ou quatro fracassos”