“Na trilha do patrimônio industrial” é o título do projeto que a diretora da empresa Arquivos & Acervos e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul, Ana Paula de Almeida, juntamente com a professora do curso, doutora Eliana Rela, lançam na próxima terça-feira, dia 22 de novembro, às 19h30min, na Casa de Eventos do Pátio Eberle (Rua Sinimbu, 1670 – Centro). Na ocasião, as pesquisadoras apresentarão para o público o projeto, o site e a identidade visual, além de promover um debate sobre o tema.
O objetivo do projeto está alicerçado em três propostas: produzir o inventário do patrimônio industrial de Caxias do Sul; criar um mapa digital, que servirá como um repositório do patrimônio industrial a partir de uma pesquisa histórica etnográfica acerca desse tipo de patrimônio; e realizar um Seminário Regional do Patrimônio Industrial, com o intuito de apresentar os caminhos percorridos na construção do mapa digital, além de fomentar o debate sobre o assunto, especialmente como ferramenta de promoção e preservação do patrimônio material e imaterial do Rio Grande do Sul.
O projeto “Na trilha do patrimônio industrial” foi contemplado pelo Edital Sedac nº 07/2021 - FAC Patrimônio, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O ponto de partida da pesquisa é um levantamento dos setores/indústrias que tenham indícios de conservação do seu patrimônio industrial, sendo registrado e inventariado através de fontes bibliográficas, fotográficas, história oral e documentos históricos.
Ao propor a criação de um inventário do patrimônio industrial da cidade de Caxias do Sul, o projeto contribui para a promoção e preservação desse patrimônio, assim o inventário é uma ferramenta de caráter investigativo, consistindo no registro, descrição e classificação dos bens selecionados.