161 mil acessos, quase 200 publicações, 42 artigos de opinião e notícias com 19 mil compartilhamentos, como é caso da exclusiva sobre as férias coletivas da Marcopolo por conta do coronavírus. Esse foi o saldo alcançado pelo novo veículo de comunicação da Serra Gaúcha no primeiro mês de atividades, desde o seu lançamento, em 13 de março.
Trata-se, como diz o jargão jornalístico, de um “foca” (novato), porém, produzido a partir da expertise de dois experientes jornalistas, com extensa trajetória na área: Silvana Toazza e Marcos Fernando Kirst.
Apesar de recente, o portal ganha ainda mais importância em tempos de pandemia em que reverberar temas positivos e informação ajuda a alimentar a engrenagem da conscientização e da solidariedade. Nada disso seria possível sem os leitores. Sem o prestígio de vocês, internautas, que, além de nos lerem, compartilham e referendam nossas publicações, que ganham velocidade e atingem longínquas paragens em tempos de reclusão.
"Nunca imaginei essa repercussão, nem nos meus melhores sonhos", assinala Silvana.
Hoje, domingo de Páscoa, passados 30 dias da celebração, pedimos licença para falar um pouco de nós, de vocês, de gente que faz, de gente que inspira, de um povo vencedor neste dia que representa o espírito de renovação num momento em que o jornalismo mostra-se crucial. Gratíssimos pelo prestígio e por nos ajudarem na missão de democratizar o acesso à informação!
Coquetel de lançamento reuniu personalidades empresariais e culturais da região
A noite de 13 de março, uma sexta-feira de temperatura veronil em Caxias do Sul, revestiu-se de significado especial nas dependências do Salão Panorâmico da sede campestre do Recreio Cruzeiro. As medidas de restrição em função dos riscos do coronavírus ainda não haviam sido adotadas e a cidade ainda pulsava sua normalidade, nos últimos momentos antes de uma reviravolta que se transformaria em pauta obrigatória em todos os meios de comunicação.
Inclusive naquele que estava nascendo ali, naquele instante de confraternização: o site de notícias www.silvanatoazza.com.br, Conteúdo com Credibilidade, gestado pelo casal de jornalistas Silvana Toazza e Marcos Fernando Kirst. Um amplo grupo de personalidades representativas dos setores empresarial e cultural da cidade e da região prestigiou o evento histórico, consolidando o nascimento de mais um veículo de comunicação na Serra Gaúcha, totalmente digital, acessível gratuitamente aos leitores em plataformas como site, fanpage e em versão mobile (para celulares).
Voltado prioritariamente à cobertura e à discussão de temas ligados aos setores de economia/empreendedorismo e cultura, o portal de notícias traz 14 seções fixas divididas nas duas áreas, seção para publicação de artigos e textos de opiniões da comunidade, espaço para publijornalismo e muita notícia factual.
Talento de um time de profissionais deu vida ao novo portal
Várias parcerias foram cruciais para a elaboração do site em si e depois para a concretização do evento de lançamento. Reproduzimos aqui o texto do Protocolo, em que profissionais e empresas parceiras foram lembrados por agregarem seus talentos ao sucesso dos empreendimentos:
- A fotógrafa Liliane Giordano e a jornalista Sabrina Didoné, da Sala de Fotografia, que produziram o ensaio fotográfico com a Silvana, cujas fotos pautaram toda a campanha de marketing e de divulgação do projeto.
- O publicitário e designer gráfico Mateus Kremer, responsável pela criação de toda a logotipia da marca, do banner, do outdoor, e da concepção visual das seções fixas do site.
- A professora de informática Fabiana Zanella Facchineli, que auxiliou na produção de conteúdo para as mídias sociais.
- A talentosa, esforçada, animada e criativa equipe da agência Macaw Marketing Vivo, comandada pelo diretor de negócios Maurício Fischer Costa e pela diretora de relacionamento Carla Segalla de Lima. A equipe que, em tempo recorde, criou o design do site e desenvolveu a programação da página, ofertando um produto virtual complexo e completo, mas de navegabilidade amistosa, elegante e de impacto, foi formada pelo coordenador de criação Marcus Lorenzet e pelo programador Tiago Pacheco Maggioni.
Coquetel contou com parceiros de renome
Várias pessoas, profissionais, empresas e marcas se envolveram para a concretização e organização do evento de lançamento:
- O cover de Elvis Presley e empresário serrano, Fabiano Feltrin, que animou a noite com um show-surpresa, e une em sua figura os dois setores abrangidos pelo site, num misto de empreendedor e artista.
- Le Fuê Pâtisserie e Gastronomia Itinerante, da chef Maria Rita Gonçalves e seu sócio Marlon Zanchettin, oferecendo seus melhores quitutes e sabores, incluindo mesa de doces.
- Affitti Locação de Materiais para Festas e Eventos, com seus móveis e louças, sob o comando de Zeli Dambros e Ricardo Vieira Pereira.
- Yoo Wines Brasil, oferecendo a novidade dos barris de espumantes, com as opções brut e spritz (drinque de Aperol com prosecco), sob o olhar empreendedor de Jamur Bettoni.
- Cooperativa Vinícola Garibaldi, oferecendo o lançamento do primeiro prosseco rosé do Brasil, a partir da parceria da jornalista Viviane Somacal e do gerente de marketing Maiquel Vignatti.
- Bebidas Fruki, de Lajeado, que ofereceu suas renomadas Água da Pedra e Guaraná Fruki, a partir da parceria da presidente executiva Aline Eggers Bagatini.
- Eletrola Som e Luz, sob o comando de Ivo Menegolla.
- A fotógrafa Berenice Stallivieri, responsável pela cobertura fotográfica da noite.
CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO NO LINK https://www.facebook.com/marcos.kirst
E nos siga na fanpage Silvana Toazza Conteúdo com Credibilidade.