Nova Bassano respira história, cultura, arte e tradição. A preservação dos costumes, o enaltecimento da saga dos antepassados, de seu legado e da língua, o "talian", são os panos de fundo para colocar o município da Serra Gaúcha no mapa nacional da Imigração Italiana, cujos 150 anos serão comemorados em 2025.
Todo esse trabalho de manter viva a memória de um povo que veio da Itália, batalhou, lutou, perseverou e venceu na Serra Gaúcha (e no Brasil) garantiu a Nova Bassano (nome em homenagem a Bassano Del Grappa, na Itália), cidade com 9,6 mil habitantes, ser a moldura ideal para sediar o 28º Encontro Nacional dos Difusores do Talian e da Olimpíada do Talian, nos dias 29 e 30 de novembro (próximas sexta e sábado), nos pavilhões 1 e 2 do Centro Municipal de Eventos.
A ampla programação contará com a participação de estudantes do Projeto Cucagna Scola de Talian, radialistas, escritores, artistas e pesquisadores. O cronograma prevê ainda palestras, jogos típicos e apresentações culturais na Língua Talian. Os dois dias reservam um roteiro com manifestações culturais do Talian. As atividades se iniciam no fim da tarde de sexta-feira (29/11) e seguem até o sábado (30/11) à noite.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser efetuadas neste link AQUI
Arte no muro: em 200 metros de extensão, painéis em ferro em Nova Bassano retratam a saga da imigração italiana. Monumento é assinado pelo artista Airton Primieri (foto: Marli Dagnese Fiorentin)
Os eventos terão a participação de professores e estudantes do curso de Talian do Projeto Cucagna Scola de Talian, uma iniciativa em parceria da Associação dos Difusores do Talian (Assodita) com a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro-PR). O projeto busca contribuir para a difusão e salvaguarda da Língua Talian, incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) e reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo MinC/IPHAN, em 2014.
As atividades presenciais ocorrem nos seguintes municípios gaúchos: Antônio Prado, Barão, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Dois Lajeados, Erechim, Fagundes Varela, Guaporé, Ibiraiaras, Montauri, Nova Bassano, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Sananduva, São Domingos do Sul, Sarandi, Serafina Corrêa, União da Serra, Vila Flores, Vista Alegre do Prata. Também há núcleos em Chopinzinho (PR) e em Concórdia (SC). O projeto tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do RS (LIC/RS), do governo do Estado, e conta com patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina, Cooperlate.
Difusores do Talian
O 28º Encontro Nacional dos Difusores do Talian (Incontro Nassional dei Difusori del Talian) reunirá radialistas, escritores, artistas, pesquisadores e estudantes do Talian que se dedicam à difusão e à salvaguarda da Língua Talian e de sua cultura. O evento começa no fim da tarde de sexta, dia 29 de novembro, às 17h30. Lideranças de entidades integram as festividades.
Núcleo da Cucagna Scola de Talian resgata tradições
Sede do evento, Nova Bassano organiza diferentes movimentos, visando à manutenção da identidade italiana, com iniciativas como a Associação Vêneta de Nova Bassano (Avenoba), que iniciou suas atividades em 28 de julho de 2018 e, atualmente, conta com 83 associados.
Desde 2022, o Talian é reconhecido como língua cooficial no município. Nova Bassano mantém um Núcleo do Projeto Cucagna Scola de Talian para ministrar aulas presenciais do curso de Talian. Cinco alunos já concluíram o curso, que têm certificação pela Unicentro/PR, e um grupo de 12 alunos está matriculado neste semestre.
A primeira turma, com aulas presenciais de Talian, começou em 2023. As aulas ocorrem semanalmente na sede da Avenoba. O Núcleo também promove atividades lúdicas, com a finalidade de praticar o idioma.
“O estudo da língua Talian proporciona o resgate da cultura, após as aulas de gramática, quando atividades são desenvolvidas com a participação dos alunos, famílias e comunidade”, destaca a coordenadora do Núcleo do Projeto Cucagna Scola de Talian em Nova Bassano, Carla Todeschini Sasso.
As atividades incluem o resgate da "dressa" (trança de palha), a gastronomia, as histórias, as construções e a música, que enriquecem os encontros.
Programe-se
O quê: 28º Encontro Nacional dos Difusores do Talian e Olimpíada do Talian
Quando: 29 e 30 de novembro de 2024
Onde: Centro Municipal de Eventos – Nova Bassano (RS)
Inscrições: AQUI
Parcerias: as seguintes entidades e instituições apoiam o 28º Encontro Nacional dos Difusores do Talian e da Olimpíada do Talian: Associação dos Difusores do Talian, Unicentro, Avenoba, Câmara de Vereadores de Nova Bassano, Contalian, Difusori del Talian, Feibemo, Fibra-RS, prefeitura de Nova Bassano.
Confira a programação:
Sexta-feira, 29 de novembro
Noite:
- Recepção aos participantes
- Missa em Talian
- Entrega de premiações e lançamento de livro em Talian.
Sábado, 30 de novembro
Começo às 8 horas, com um ciclo de palestras, com os seguintes eixos temáticos:
Manhã:
- A importância de uma Associação - Vice-presidente da Avenoba, Juari João Zanon.
- O futuro do Talian a partir da nossa história - Coordenadora do Contalian,
Nedi Terezinha Locatelli.
- A Unicentro no Ensino, na Pesquisa e na Extensão: ação efetiva de difusão e salvaguarda da Língua Talian - Reitor da Unicentro, professor Dr. Fábio Hernandes e o coordenador administrativo da Cucagna Scola de Talian e vice-chefe do Departamento de Letras na Unicentro/Irati (PR), professor Dr. Tadinei Daniel Jacumasso.
- “La Gramàtica dela Léngoa Talian" - Professores Loremi Loregian-Penkal, Juvenal Dal Castel e Wílson Canzi.
- Lançamento do livro "Canti dela tradission in Talian" - Julio Posenato.
- Radialistas, a ponte para os invisíveis do Talian - radialista, humorista, ator de teatro e mestre da cultura, Edgar Maróstica.
- Abordagem conclusiva do 28º Encontro Nacional dos Difusores do Talian - presidente da Fibra, Paulo José Massolini.
- Espaço para manifestações de radialistas, sobre suas experiências com programas em emissoras de diferentes cidades do país.
Tarde
- Olimpìada del Talian, com apresentações e jogos típicos da Cultura Taliana.
Noite:
- Procissão das Lamparinas
- Jantar das Lamparinas
- Entrega do Prêmio Mèrito Talian
- Show com músicas em Talian
- Baile
Olimpíada do Talian
No sábado à tarde, a partir das 13 horas, ocorre a Olimpíada do Talian (Olimpìada del Talian), que contempla apresentações culturais e jogos típicos que resgatam tradições da Cultura Taliana. O evento reúne professores, estudantes, monitores e coordenadores do curso de Língua Talian do projeto Cucagna Scola de Talian, Fase II, além de integrantes da comunidade regional interessados na salvaguarda do patrimônio imaterial da Língua Talian.
Os participantes que irão competir em jogos de Bisca, Mora, Quatrilho, Tiro ao alvo com bodoque, Tiro ao alvo com pedradas e corrida de carreto são inscritos pelos núcleos da Cucagna Scola de Talian.
A Olimpíada é aberta ao público, que poderá ir até o local assistir aos jogos e apresentações.
Procissão das lamparinas
À noite, a programação contará com uma procissão das lamparinas, às 19 horas. Haverá também um jantar, seguido do show especial com apresentação de músicas em Talian pelo grupo musical Ragazzi dei Monti. Este mesmo grupo animará o baile, na sequência.
A programação do sábado à noite também inclui a entrega do Prêmio Mèrito Talian, em reconhecimento ao trabalho de quem busca difundir a língua dos descendentes de imigrantes.
Além das palestras, jogos e apresentações culturais, o evento terá espaço para exposição e venda de artesanato, com oficinas de dressa e vime; Livraria do Talian; Espaço Cucagna Scola de Talian; Venda de lanches e bebidas; Venda de Strùnfuli (doce típico de Nova Bassano).
Leia também:
ARTE NO MURO: quando o ferro retrata a imigração italiana
Comida típica, vinho, show e baile embalam 2ª Noite Italiana de Nova Bassano