A NIONE, unidade de nanotecnologia da Randoncorp, lança uma nova perspectiva para tratamentos de superfícies metálicas com o uso de nióbio nanométrico. A solução desenvolvida para a Klintex Insumos Industriais chega com atrativos como alta performance e sustentabilidade ambiental. Trata-se de um aditivo nanoestruturado com óxido de nióbio para tratamentos de superfície metálica e pré-tratamentos de pintura, que aumenta em até 70% a resistência à corrosão desses produtos.
O aditivo é fruto de um longo desenvolvimento conjunto entre NIONE e Klintex, empresa especializada no tratamento de superfícies metálicas com mais de 30 anos de experiência. A tecnologia está em fase final de rigorosos testes de durabilidade para os mais diferentes tipos de substrato, como aço, ferro fundido e alumínio, com aprovação nas mais severas condições de uso.
Novo marco no mercado
O 'Nanotex NBK 70', nome dado à solução tecnológica Klintex à base de nióbio nanométrico NIONE, representa um novo marco para pré-tratamentos de pintura e promete uma transformação para empresas que utilizam soluções tradicionais - como o fosfato tricatiônico - ao aliar alto desempenho com sustentabilidade ambiental. A solução permite a redução da quantidade de banhos e no consumo de energia elétrica (produto é aplicado à temperatura ambiente), além da completa eliminação de metais como zinco, níquel e, em algumas aplicações específicas, o cromo.
A saber: a NIONE, localizada em Içara (SC), é a primeira empresa no mundo a desenvolver um método para obtenção de nanopartículas de nióbio em larga escala, viabilizando sua utilização pela indústria. Esse é o segundo produto lançado pela empresa, que já havia desenvolvido um aditivo nanoestruturado com nióbio para incremento de resistência à corrosão em tintas, viabilizando a utilização de tinta base d'água para componentes automotivos de alta performance.