Se a China representou (ou representa?) uma ameaça de concorrência aos produtos nacionais, no caminho inverso, as empresas brasileiras (e caxienses) também vêm brilhando naquele gigante e fabuloso mercado. Foi em sua unidade na China que a Marcopolo desenvolveu um novo modelo de ônibus, com o objetivo de reforçar sua presença no Exterior, incluindo o continente africano.
E deu certo: focado nas necessidades e características do mercado africano, o X1200 já carimbou o passaporte para contratos que garantam a ampliação da marca naquele continente, no qual a fabricante brasileira (da Serra Gaúcha) é reconhecida pela robustez, segurança e qualidade de seus produtos. Desta forma, a Marcopolo China (MAC) amplia sua atuação internacional e forneceu, neste mês de outubro, novos ônibus para a Tanzânia, na África.
“Nossa meta é otimizar as sinergias e expertise que existem entre as operações da Marcopolo nos diferentes continentes para sermos mais competitivos internacionalmente e podermos oferecer o melhor produto com as melhores condições”, explica Ângelo Oselame, coordenador comercial Mercado Externo, responsável pela Região Oriente Médio e África.
A fabricante selou a entrega de, inicialmente, oito unidades do modelo X1200 para dois clientes da Tanzânia, mas a perspectiva é fechar novos negócios ainda este ano.
“Estamos trabalhando para promover esse modelo em outros países da África, como o Quênia, com previsão muito boa e grande interesse de potenciais clientes”, destaca o executivo.
A Marcopolo se notabiliza por sempre estar de olho em novos mercados e não perder oportunidades no mundo.