Um azeite de oliva com Plantas Alimentícias Não Convencionais foi produzido pelo Olivas de Gramado, primeiro complexo turístico dedicado à olivocultura do RS. A inspiração jorrou do tema do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 2023, que é justamente as... PANC. O novo produto será o azeite oficial, e exclusivo, do evento e também estará disponível aos visitantes do festival em setembro, com uma edição limitada.
A iniciativa é do azeitólogo e sócio-proprietário do Olivas de Gramado, André Bertolucci, que também é diretor de olivoturismo do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).
"Para esta edição especial do festival, preparamos um extrato com broto de bambu, broto de chicória e broto de rúcula. Além disso, usamos o talo da capuchinha, planta totalmente comestível. Tudo isso com um azeite extra virgem com blend médio de olivas Koroneiki e Arbequina", explica André.
Sabor marcante
Segundo o especialista, os brotos e a capuchinha agregam um leve gosto azedo, resultando em um sabor único e marcante. A flor também confere uma beleza estética para o azeite.
"Escolhi a capuchinha pois cultivamos e usamos essa variedade aqui no Olivas de Gramado para finalização dos pratos servidos aos turistas", detalha André.
A saber: o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado ocorre de 6 a 17 de setembro. É promovido pela prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur e correalização da Abrasel Hortênsias. Mais informações em www.festivalgastronomiagramado.com.br e @festivaldegastronomia.