Caxias do Sul 23/11/2024

Nasce a era do enoturismo na Campanha Gaúcha

Almadén inaugura roteiro de R$ 3 milhões em Santana do Livramento, com museu, deck panorâmico, passarela sobre tanques, salas de degustação e o 1º free shop de vinhos do Brasil em uma vinícola
Produzido por Silvana Toazza e Marcos Fernando Kirst, 11/09/2022 às 19:43:25
Nasce a era do enoturismo na Campanha Gaúcha
São 25 castas em 450 hectares no maior vinhedo do país
Foto: Silvana Toazza

SILVANA TOAZZA E MARCOS FERNANDO KIRST

O maior vinhedo do Brasil, com área de produção de 450 hectares, o que levaria um dia para percorrer de carro, merece exibir sua exuberância ao mundo. Foi num clima de comemoração que a Vinícola Almadén (adquirida pela Miolo Wine Group em 2009) reuniu 50 jornalistas do Brasil e Uruguai, além de convidados, para inaugurar neste sábado (10/09) o seu roteiro enoturístico em Santana do Livramento. A estreia foi à altura do projeto, com um almoço nos jardins da cantina, cardápio típico da Fronteira, à base de churrasco em fogo no chão, e regado a muitos espumantes e vinhos da marca.

Primeiro free shop de vinhos do Brasil em uma vinícola (foto: Emerson Ribeiro)

O investimento é de R$ 3 milhões, com a geração inicial de 30 novos empregos diretos e uma expectativa de atrair 100 mil visitantes por ano. O grande diferencial é a loja franca, o primeiro free shop de vinhos do Brasil em uma vinícola, com exposição e venda dos 120 rótulos do Grupo Miolo, livres de impostos e, portanto, com preços, em média, 30% menores.

Churrasco no formato fogo de chão embalou almoço de estreia do novo roteiro (foto: Emerson Ribeiro)

O novo roteiro é o embrião para o nascer de um novo eixo enoturístico naquela região - que já conta com investimentos de outras vinícolas da Serra e de demais empreendimentos, a exemplo dos azeites de oliva, mel e nozes pecan da Casa Albornoz. A estrutura inclui ainda museu, deck panorâmico nos vinhedos, torres, passarela sobre tanques e salas de degustação. O complexo une história, cultura e inovação num roteiro de uma hora de duração, que começa pelo Museu Semente, passando pelo deck panorâmico no vinhedo e pela passarela na cantina até chegar à degustação e, por fim, ao Free Shop.

“Nosso objetivo é transformar este roteiro no sucesso que é o enoturismo no Vale dos Vinhedos. Temos um patrimônio histórico nas mãos. Preservar e compartilhar é nosso dever”, ressalta o diretor superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo.

Miolo vem investindo com força no projeto Almadén em Santana do Livramento (foto Emerson Ribeiro)

A Almadén tem orgulho de preservar os vinhedos de uvas viníferas mais antigos do Brasil, com 46 anos, aplicando seu pioneirismo em enoturismo no fomento à Campanha Gaúcha, região que ostenta a Indicação de Procedência desde 2021. São desses parreirais que brota o lendário vinho Miolo Vinhas Velhas Tannat, ícone da unidade.

TREM DO PAMPA

Mais do que tirar a rolha de um megaprojeto, às vésperas de completar 50 anos no Brasil (a serem comemorados em 2023), a Vinícola Almadén planta a semente de uma nova era na Campanha Gaúcha, implantando o embrião de um novo roteiro enoturístico no país, que ganhará ainda mais força com a chegada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), fabricado pela Marcopolo e cujo passeio será operado pela Giordani Turismo.

O Trem do Pampa, que deverá entrar em funcionamento até 2023, terá parada para visitação e degustação na Vinícola Almadén. Será um percurso de 20 km, da Estação de Santana do Livramento até a Estação de Palomas.

Museu resgata a trajetória da vinícola e do setor (foto: Emerson Ribeiro)

O novo roteiro

O Museu Semente reúne, em uma área de 100 metros quadrados, um acervo de fotos e objetos catalogados que contam essa trajetória. Um vídeo leva o visitante a viajar pelo passado e presente, mostrando a relevância da marca para a região e para a vitivinicultura brasileira.

Do Museu, o passeio segue para a área externa. A paisagem característica da Campanha Gaúcha ganha destaque com um deck panorâmico de 25 metros de comprimento que avança sobre os vinhedos numa altura de 3 metros.

Deck panorâmico permite desfrutar de linda paisagem e vinhedos (foto: Emerson Ribeiro)

Do mirante é possível apreciar o Cerro de Palomas, cartão-postal da cidade ao fundo da linha do horizonte do vinhedo. Ali, o visitante recebe informações sobre os vinhedos, cultivo e variedades de uvas. No trajeto, também é possível avistar duas torres – 45m e 25m de altura – instaladas na propriedade, sinalizando o complexo na paisagem.

Do vinhedo para a cantina, o percurso segue por uma passarela aérea com 4,5m de altura sobre os tanques de aço inox. Todo know-how da Almadén na elaboração de vinhos e espumantes pode ser conferido neste momento.

Passarela possibilita passeio por entre os tanques de inox (foto: Emerson Ribeiro)

Atualmente, a capacidade de processamento da vinícola é de 6 milhões de quilos de uvas por ano e uma armazenagem de 8,3 milhões de litros, sendo uma das mais modernas e automatizadas da América Latina. De lá, o itinerário segue para as salas de degustação, nas quais são apreciados quatro produtos, selecionados de acordo com a estação do ano. A experiência encerra no free shop. O projeto é da reconhecida arquiteta Vanja Hertcert, especializada em arquitetura do vinho.

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O quê: Visita Almadén

Onde: Estrada Municipal Livramento – Passo da Cruz - Santana do Livramento

Horário de visitação: Diariamente, de hora em hora, das 9h às 12h30min e das 13h30min às 15h30min

Horário do free shop: De segunda a sábado, das 8h30min às 17h. Domingos, das 10h às 16h45min

Valor: R$ 25 (taça cortesia)

Reservas: (55) 9 9687.2978 | 9 9708.2461 ou visitaalmaden@miolo.com.br

Capela com Nossa Senhora da Uva ganha espaço de destaque no jardim (foto: Emerson Ribeiro)

49 anos em solo brasileiro

A Vinícola Almadén nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1852, mas suas raízes no Brasil estão cada vez mais profundas. São 49 anos em solo brasileiro, desde sua fundação em 1973, sendo 13 deles como uma das unidades da Miolo Wine Group, que aposta no terroir da Campanha Central.

Dos 1.200 hectares da propriedade, 450 têm vinhedos próprios em espaldeira. São 25 castas, de onde surgem 13 vinhos (sete tintos, cinco brancos e um rosé). Também são de lá o Single Vineyard Cabernet Franc e o Single Vineyard Riesling Johannisberg, ambos com IP Campanha Gaúcha, e o Miolo Vinhas Velhas Tannat, ícone da unidade.

Pioneira na tecnologia de aço inox e controle de temperatura na fermentação, com uma capacidade total de estocagem de 8,5 milhões de litros, a Almadén tem mapeado todos os seus vinhedos. São 138 parcelas, das quais 111 estão em produção. A vinícola foi a primeira da América Latina a introduzir a prensagem pneumática contínua. Este pioneirismo foi seguido pela Miolo Wine Group ao implantar a primeira colheita mecânica no Brasil em 2011.

Com 100 dias de sol no verão, a região já era considerada uma das melhores do mundo para a vitivinicultura ainda em 1973, quando a Almadén investiu no local, sendo a primeira vinícola a se instalar em Santana do Livramento. De 2009 para cá, grandes investimentos foram feitos na renovação e manejo dos vinhedos. Anualmente, durante a safra de pouco mais de dois meses, são produzidos aproximadamente 6 milhões de quilos de uvas, uma operação que envolve mais de 400 pessoas.

Com o mesmo entendimento e acreditando no potencial do terroir, a Miolo não apenas deu continuidade como também apostou no projeto que veio completar o grupo, unindo-se às unidades do Vale dos Vinhedos (Miolo), de Candiota (Seival) e do Vale do São Francisco (Terranova).