Sob o olhar atento do Monumento à Liberdade, em pleno coração de Caxias do Sul, estreia neste sábado, 22 de outubro, às 15h, o projeto “Ver o outro - As famílias senegalesas muçulmanas na Serra Gaúcha”.
Uma exposição fotográfica assinada por Franciele Oliveira e um bate-papo trazem aos espaços públicos da cidade uma narrativa sensibilizadora das imigrações contemporâneas e de sujeitos por meio da arte. O projeto foi realizado pelo Movi - Saberes e Fazeres Migrantes e financiado via Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A Praça Dante Alighieri é o primeiro espaço público de Caxias do Sul a receber a exposição. Produtora do projeto ao lado do senegalês Demba Sokhna, Franciele explica que a mostra reúne um grupo de pessoas de diversos lugares do Sul Global que buscam por dias melhores e por uma sociedade mais justa e humana.
As fotografias estarão expostas em seis totens espalhados ao redor do Monumento à Liberdade, na Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul. Conforme a historiadora Geovana Erlo, responsável pela expografia, com a intenção de sugerir que o outro seja visto de forma integrativa, os suportes para as fotografias foram criados de forma a possibilitar interação do público.
Cinco totens representarão pontos-chave para pensar a presença dos senegaleses: a família senegalesa em deslocamento, as mulheres, os muçulmanos, as crianças e a relação com Caxias do Sul. A sexta estrutura será a abertura e o encerramento da exposição, oferecerá interatividade e receberá o sentimento de quem passar por lá, for tocado e quiser contribuir. Lambes espalhados pelos arredores possibilitarão que a exposição se espalhe por outros pontos da cidade e o catálogo disponibilizado online em movisaberesefazeresmigrantes.com ainda tem ilustrações e informações complementares ao material exposto na rua.
Mostra fotográfica estará exposta em seis totens na praça Dante Alighieri (Foto: Franciele Oliveira)
Bate-papo
Um bate-papo com o tema “O lugar dos imigrantes em Caxias do Sul”, junto à exposição, completa a programação dessa primeira etapa (em novembro, a mostra migra para a Praça do Trem, no bairro São Pelegrino). O convidados são o imigrante senegalês Cher Cheikh; a vereadora e deputada federal eleita Denise Pessoa; a assistente social do Centro de Atendimento ao Migrante, Geraldine Monteiro e a profissional de marketing e presidente do Vivacidade, Madeline Juber.
AGENDE-SE
O quê: Projeto Ver o outro - As famílias senegalesas muçulmanas na Serra Gaúcha - abertura da exposição e bate-papo com o tema “O lugar dos imigrantes em Caxias do Sul”
Quando: 22 de outubro
Horário: 15h
Onde: Praça Dante Alighieri, junto ao Monumento à Liberdade
Quanto: gratuito