Uma boa-nova agita os bastidores da engrenagem industrial caxiense. A chinesa Foton anunciou neste dia 8 de abril a abertura oficial de sua linha de montagem no polo automotivo de Caxias do Sul. Trata-se de uma estrutura que, inicialmente, montará caminhões a partir de seus componentes importados da China, que chegarão ao Brasil em partes, no modelo chamado de CKDs (Completely Knocked Down Parts).
Neste primeiro momento, os veículos produzidos na planta fabril serão o semileve Aumark S 315 (nas versões manual e automatizada), os leves Aumark S 715 e S 916, além do médio Aumark S 1217, todos já comercializados pela Foton no Brasil. Também será montado no local o Auman D 1277, caminhão que marca a entrada da Foton no segmento brasileiro dos semipesados e que começa a ser vendido pelas concessionárias brasileiras da empresa em abril.
Vista aérea do empreendimento da Foton em Caxias do Sul
A linha industrial conta com seis mil metros quadrados, com capacidade de produção de cinco mil unidades por ano e está localizada dentro do complexo fabril da Agrale, em Caxias do Sul. Houve investimento em infraestrutura, com maquinário novo. A escolha pela cidade deve-se à mão de obra qualificada e à sua localização estratégica para a logística com o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, de onde chegarão as peças.
Inicialmente, a planta montará até sete caminhões por dia, com flexibilidade para aumentar a produção caso seja necessário. O objetivo da empresa é expandir o negócio no país e desenvolver fornecedores nacionais.
Equipe da Foton celebra marca histórica
Caminhão de número 12 milhões
O primeiro caminhão a sair da linha de montagem de Caxias do Sul, o semileve Aumark S 315, representa um marco histórico e de importância mundial para a Foton: trata-se do veículo comercial de número 12 milhões produzido pela empresa desde sua fundação na China, em 1996. Além disso, a Foton é a primeira montadora do mundo a atingir 12 milhões de veículos comerciais fabricados em menos de 30 anos.
Fundada em agosto de 1996, a empresa alcançou a marca de 1 milhão de unidades produzidas em 2004. Em 2021, atingiu os 10 milhões de veículos comerciais fabricados. E agora, 28 anos e sete meses após sua fundação, chega aos 12 milhões de caminhões, com a montagem do Aumark S 315, na linha de Caxias do Sul.
No Brasil, a Foton vende seus veículos através de uma rede de mais de 40 concessionárias estrategicamente distribuídas pelo território nacional e abastecidas por um centro de distribuição de peças localizado na cidade de Itajaí, Santa Catarina. A meta da montadora é fechar este ano com pelo menos 80 revendas no país. Os produtos e serviços da Foton estão presentes em 130 países.