A instabilidade do mercado, provocada pela Covid-19, preocupou o setor de ônibus, já que as pessoas passaram a viajar menos, e a trabalhar e estudar em formatos remotos. Mas os números do último trimestre de 2021 na Marcopolo sinalizam a retomada do caminho de progresso do segmento, também estimulado pelo retorno do turismo. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (25/02).
De outubro a dezembro do ano passado, a fabricante caxiense viu a produção de ônibus avançar 37% na comparação com o terceiro trimestre, indicando um movimento positivo na demanda. Em 2021, a Marcopolo produziu 11.230 unidades. Deste total, 21,8% foram fabricadas no exterior, que demonstrou fortalecimento. No ano, porém, a produção de veículos caiu 8,8% na companhia.
“Para este ano, acreditamos em uma melhora da performance, com o arrefecimento da pandemia em diversos mercados e crescimento de volumes em todos os segmentos”, avalia José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.
No ano passado, a fábrica da Argentina registrou crescimento de 263,4%, com a produção de 843 ônibus. A operação da África do Sul produziu 240 unidades, aumento de 41,2%, e a do México chegou ao número de 1.063 veículos, volume 46,8% superior na comparação com 2020.
Já no Brasil, a companhia produziu 7.308 ônibus direcionados ao mercado interno, representando uma redução de 18,2% em comparação a 2020. As exportações a partir da produção nacional somaram 1.859 unidades, 18,7% inferior em relação ao ano.
Apesar dos desafios do mercado, o segmento de micro-ônibus destacou-se pelo bom desempenho, impulsionando a produção de Volare. Em 2021, a produção da marca expandiu 40,8% em comparação com o ano anterior, totalizando 3.398 veículos.
“A companhia projeta um crescimento das vendas e uma melhora do mercado nacional e internacional, além de novas entregas para o programa Caminho da Escola este ano. Acreditamos também que o sucesso do lançamento da Geração 8 contribuirá positivamente com os resultados em 2022”, ressalta Valiati.
Líder de mercado
Mesmo diante dos fortes impactos provocados pela segunda onda de Covid-19, a Marcopolo manteve a liderança no mercado nacional em 2021 e encerrou o ano com participação de 56,9%.
O ligeiro recuo em relação ao ano anterior, quando a companhia respondia por 58,7%, é justificado pela ausência de grandes entregas de ônibus urbanos direcionados ao programa federal Caminho da Escola e também pela queda no volume das exportações.
Entre os segmentos que mantiveram o bom desempenho de vendas e que contribuíram com a manutenção da liderança de mercado está o de fretamento. Em função das precauções de distanciamento social impostas pela pandemia, o setor manteve o ritmo de negócios.
Já o programa Caminho da Escola foi responsável pela entrega de 1.558 veículos em 2021: 517 micros, 259 urbanos e 782 modelos Volare. Em 2022, a companhia já tem pedidos para mais 3.501 unidades.
A saber: Fundada há 72 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo.