O concurso Melhor Sommelier do RS tem ganhador - ou melhor, bicampeão. Pelo segundo ano consecutivo, Luis Gustavo da Silva Buske vence a competição, cuja final promovida pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) ocorreu no sábado (03/06), no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves. No mesmo dia, foi realizada a 3ª Jornada do Sommelier, que debateu temas ligados à sustentabilidade no mundo do vinho.
Aos 32 anos, o sommelier premiado atua há oito anos no Restaurante Braziolli, de Gramado. O profissional é responsável por cuidar da carta de bebidas do estabelecimento e tem profundo conhecimento sobre vinhos, como servir e harmonizações com pratos. O que o motivou a voltar a concorrer foi se desafiar a evoluir ainda mais, e também se preparar para o concurso de Melhor Sommelier do Brasil, a ser realizado no segundo semestre.
“Esse prêmio serve como um estímulo para continuar estudando. Participo desde a primeira edição e a cada ano o nível está mais elevado. É sempre muito difícil administrar o tempo sob pressão e exercer o serviço do vinho com os desafios que foram colocados”, frisou.
O bicampeão iniciou a carreira como garçom e, atualmente, responde pela gerência do Restaurante Braziolli. Ele relata que faz parte do seu dia a dia a condução de um serviço formal, como é exigido no concurso, mas que os elementos-surpresas que foram colocados acabaram trazendo dificuldades extras na final. O presidente da ABS-RS, Júlio César Kunz, destacou a coragem dos finalistas em se colocarem à prova. Segundo ele, a profissão de sommelier exige que os profissionais se exponham e quem ganha são os consumidores por contarem com um serviço com excelência cada vez maior. Ao lado do ganhador, Marcelo dos Santos e Deisi da Costa, campeã em 2021, estiveram na final da competição.