O momento pede novas estratégias de negócios e novas matérias-primas para melhorar os produtos. Atenta a esse caminho, a caxiense Marcopolo engata mais uma marcha e anuncia novidades. No segundo semestre, a maior fabricante do setor na América Latina começará testes com a aplicação do grafeno em novos componentes de ônibus.
O propósito é duplo: reduzir o peso total do veículo e ampliar a resistência estrutural. A possibilidade é de introdução do material em veículos de motorização 100% elétrica ou híbrida, movimento que já está ocorrendo na indústria automobilística mundial.
Por ora, o programa encontra-se em fase de estudos de engenharia, com o plano de concluir o desenvolvimento e iniciar os testes até o final de 2020, informa Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo. Uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) busca o desenvolvimento do material e a produção local em escala industrial.
“Iniciamos os estudos de caracterização, uma das principais etapas, pois permitirá determinar qual a quantidade ideal de grafeno na composição do material que relaciona diretamente com a resistência mecânica desejada para cada subsistema do nosso produto. São testes de ensaios químicos, térmicos e mecânicos, além de testes acelerados de durabilidade em dispositivos que garantem a durabilidade e a confiabilidade do produto, representando as condições de utilização de nossos clientes”, analisa Resner.
A companhia vem efetuando estudos com o grafeno também associado ao aço e a diferentes polímeros que poderão resultar em grande diferença de peso.
“Nossos trabalhos mostram que a liga com grafeno e aço proporciona redução de peso e melhoria das características mecânicas. Estamos desenvolvendo a sua aplicação na pintura, com a adição do grafeno em tintas para reduzir camadas, diminuindo custos e melhorando as características contra a corrosão”, destaca o executivo.
Curiosidade: a inovação também busca substituir componentes metálicos por polímeros com a adição do grafeno, em suportes, materiais de acabamento, estrutura do porta-pacotes e do descansa-pernas, e poltronas.
Os testes no campo de provas serão iniciados ainda no segundo semestre deste ano, para apresentar novidades no mercado em 2021.
A saber: o grafeno é o material mais leve e forte do mundo, sendo 200 vezes mais resistente do que o aço e superando até o diamante. Também é o material mais fino que existe, com espessura de um átomo, ou 1 milhão de vezes menor que um fio de cabelo. Maleável, resistente ao impacto e à flexão, é excelente condutor térmico e elétrico.
O material foi isolado pela primeira vez em 2004, na Inglaterra, pelos cientistas Andre Geim e Konstantin Novoselov, em pesquisa que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 2010. Uma folha de grafeno de 1 metro quadrado pesa 0,0077 gramas e é capaz de suportar cargas de até quatro quilos.