Nem só de ônibus vive a Marcopolo. A fabricante caxiense, por meio da sua unidade Marcopolo Rail, iniciou a entrega da primeira de três composições ferroviárias de dois carros do modelo Prosper adquiridas pela Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, responsável pela gestão da rede ferroviária fundada em 1884 e uma das empresas públicas mais antigas daquele país.
As unidades Diesel Multiple Units (DMUs) foram produzidas no complexo industrial de Ana Rech, em área dedicada à fabricação de trens e que atende a rigorosas normas de segurança. O fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção consolida a atuação no mercado internacional da divisão da Marcopolo focada em mobilidade ferroviária.
As composições com portas em ambas as laterais têm capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. A bidirecionalidade permitirá que os trens invertam seu curso e retornem de qualquer ponto da via. Os modelos contam ainda com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado, portas USB e mesa dobrável no encosto.
As composições operarão na linha Talca-Constitución, com 88 quilômetros de extensão, 11 estações, com impacto em cerca de 50 mil passageiros por ano, ligando quatro municípios. O sistema integra o programa Trenes de Chile, que passou por melhorias em sua infraestrutura e beneficiará 325 mil pessoas da região. Atualmente, o ramal conecta as zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule.