Caxias do Sul 25/11/2024

MARCOPOLO produz 3.465 ônibus e acelera receita em 72,5% no 1º trimestre

Resultado de janeiro a março aponta aquecimento do setor de transporte, com resultado de R$ 1,65 bilhão
Produzido por Silvana Toazza, 03/05/2023 às 08:35:31
MARCOPOLO produz 3.465 ônibus e acelera receita em 72,5% no 1º trimestre
Companhia celebra venda de veículos de maior valor agregado
Foto: Marcopolo, divulgação

O ano avança em alta velocidade e a MARCOPOLO colhe excelentes resultados nas estradas do país e do mundo. Em seu balanço recém-divulgado, a multinacional caxiense aponta receita líquida de R$ 1,65 bilhão no primeiro trimestre de 2023, uma acelerada de 72,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

O resultado expressivo espelha o sucesso do modelo rodoviário G8 e volumes crescentes no segmento urbano com a retomada do transporte público, reforçando a trajetória de recuperação no mercado de ônibus.

O lucro líquido consolidado no primeiro trimestre do ano foi de R$ 236,3 milhões, com margem de 14,3%, contra o resultado de R$ 98 milhões e margem de 10,2% na comparação anual. De janeiro a março deste ano, a produção atingiu 3.465 unidades, 12,4% superior a igual período do ano passado. A participação de mercado da Marcopolo na produção brasileira de carrocerias foi de 50,1%, mantendo a liderança nacional.

Renovação das frotas

“O período foi positivo, principalmente pelas vendas do G8, que representaram mais de 70% dos rodoviários pesados da companhia. Além disso, o setor de fretamento continuou com bom desempenho. Nos urbanos, tivemos um ambiente crescente no volume de vendas, impulsionado pelo retorno ao trabalho presencial, bem como a aplicação de subsídios e investimentos diretos dos munícipios”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

No cenário internacional, o principal destaque foi o desempenho da Marcopolo México, com vendas de produtos de maior valor agregado, revertendo prejuízo de R$ 2,4 milhões no 1º trimestre de 2022 para resultado positivo de R$ 11,4 milhões no mesmo comparativo, em 2023. Já na Marcopolo África do Sul, a produção consolidada aumentou 176% no período.

Apesar da transição da motorização do padrão Euro 5 para Euro 6, com aumento no preço dos chassis, no mercado interno, clientes seguem indicando interesse na renovação de suas frotas, optando por veículos de maior valor agregado na retomada das viagens de longa distância e na revitalização dos sistemas públicos de transporte coletivo.