A pandemia freou a venda de ônibus rodoviários e urbanos, mas o filão de veículos destinados a fretamento de passageiros encontra-se em significativa ascensão, por conta especialmente do transporte de trabalhadores em áreas urbanas e nos ramos de mineração e agronegócio seguindo os protocolos de distanciamento. Resultado é que a Marcopolo viu esse setor acelerar 80% ao longo do último ano, contribuindo para que a empresa, líder na produção brasileira de carrocerias para ônibus, mantivesse os índices de produção de veículos no país.
Nos primeiros cinco meses deste ano, a companhia produziu 688 veículos direcionados a fretamento, o que representa 62% de market share (cota de mercado nacional). Os números animadores impulsionaram a empresa a manter a liderança no segmento e agregar mais valor e inovação aos veículos. Dessa forma, a Marcopolo lança o ônibus Viaggio 800, aliando robustez, conforto, design diferenciado e confiabilidade, além de garantir a melhor relação custo-benefício.
Nos últimos 90 dias, a fabricante apresentou o modelo de forma individualizada a cada cliente, tendo comercializado mais de 100 ônibus. Destas, as seis primeiras unidades já estão sendo entregues ao cliente Piccolotur/SP, uma das mais tradicionais empresas de fretamento de Jundiaí, que atua também na região de Campinas e parte da Grande São Paulo.
“Nosso foco é oferecer opções inovadoras, para isso aprofundamos o entendimento das necessidades do mercado e dos passageiros. Queremos garantir a produção de modelos cada vez mais modernos, seguros e confortáveis. O Viaggio 800 chega com o conceito de modelo da linha Premium, complementando o nosso portfólio, tornando-o ainda mais competitivo”, explica Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais de Mercado Interno (MI) e marketing da Marcopolo.
Desenvolvido para o fretamento na matriz de Caxias do Sul
O novo Viaggio 800 é produzido na fábrica de Caxias do Sul e foi desenvolvido para atender às demandas específicas e características do segmento de fretamento contínuo brasileiro e também de mercado externo. Entre os diferenciais está a largura de 2.600mm, o que proporciona mais conforto e espaço interno ao passageiro. Em relação ao comprimento, nas configurações de 48 a 52 lugares as medidas totais são de 12.400mm a 13.500mm, respectivamente.
“Seguimos com os investimentos em inovações para o nosso portfólio, focados em acompanhar as tendências e transformações do mercado. O segmento de fretamento está em constante expansão, principalmente quando, ao fazermos um balanço dos últimos três anos, registramos 4.646 unidades comercializadas”, pontua Ricardo Portolan.
Para o melhor aproveitamento do espaço interno, o Viaggio recebeu um novo porta-pacote mais funcional. Em relação ao sanitário, o modelo ganhou configuração ergonômica, com janela maior para entrada de luz natural, sistema Ecoflush e pia em aço inox. O veículo é equipado com elevador para total acessibilidade.