A Marcopolo, de Caxias do Sul, anda em marcha acelerada quando os temas são inovação e diversificação da matriz energética. Em parceria com a Sinosenergy, Feichi Bus e Allenbus, a fabricante participa do projeto de desenvolvimento de um ônibus rodoviário movido a células de combustível de hidrogênio.
O projeto, em fase de homologação, ganha vitrine e apresentação na IAA 2022, um dos maiores eventos internacionais de veículos comerciais, a ser realizado em Hannover (Alemanha), na próxima semana, de 19 a 25 de setembro.
A Marcopolo desenvolveu a carroceria do ônibus, do modelo Audace 1050, produzida em sua unidade na China. A Sinosynergy fornece a parte central da tecnologia de células de combustível, incluindo as membranas e o acionamento Fuel Cell, e a Feichi Bus/Allenbus entra em cena no projeto com o chassi de célula de combustível do ônibus.
As empresas já produziram dois veículos protótipos. Um será exposto na IAA 2022 e o outro está na China, onde vem sendo submetido a testes para homologação.
Especificações técnicas
O Audace movido a Hidrogênio tem Peso Bruto Total (PBT) de 19 mil kg, capacidade para transportar 53 passageiros e autonomia de até 600 quilômetros. O modelo apresentado tem 12.000mm de comprimento total, com quatro tanques de hidrogênio.