Caxias do Sul 25/11/2024

MARCOPOLO na dianteira do ônibus 100% elétrico

Projeto entra em fase de testes ao longo dos próximos 30 dias em Goiânia. Fabricante caxiense já conta com 370 veículos elétricos e híbridos em circulação por diversos países. São 75 no Brasil
Produzido por Silvana Toazza, 18/01/2022 às 10:53:53
MARCOPOLO na dianteira do ônibus 100% elétrico
Foto: Governo de Goiás

A Marcopolo, líder na produção de carrocerias de ônibus no Brasil, está na dianteira em investimentos voltados a veículos movidos a energia limpa. Dessa vez, a fabricante caxiense participa de um projeto apresentado ao governo de Goiás: trata-se de um sistema elétrico de transporte que vai circular no Eixo Anhanguera e extensões, em Goiânia.

A ação tem como objetivo beneficiar a Metrobus, companhia de transporte coletivo de economia mista em Goiás, e avaliar a viabilidade técnica e econômica da circulação dos ônibus 100% elétricos.

Essa é mais uma etapa do processo de estudos para o desenvolvimento de uma proposta de modernização da frota da região, com a utilização de uma tecnologia de ônibus elétricos. O trabalho conta ainda com a circulação de um ônibus articulado sem passageiros, no período de 30 dias.

As viagens vão permitir que sejam feitas análises dos indicadores operacionais de manutenção do veículo e identificará como funciona o sistema eletrônico na região. A ação auxiliará ainda na verificação da autonomia do veículo, com avaliação do tempo de carregamento, custo da operação, além de treinamentos internos e aprimoramento dos conhecimentos a respeito dos eventuais desafios de uma frota elétrica.

Parceria estratégica

A iniciativa é promovida a partir de uma parceria estratégica com a Enel-X, empresa de soluções em energia da Enel, e a URBI Mobilidade Urbana, concessionária de transporte público da cidade de Brasília, com consultoria de Tauil Chequer e Radar PPP.

O projeto foi apresentado em um evento realizado em 17 de janeiro (segunda-feira), com a presença do governador Ronaldo Caiado e todos os parceiros envolvidos na iniciativa, no estacionamento do Estádio Serra Dourada.

“Esse trabalho reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Queremos desenvolver projetos com empresas responsáveis por ditar os novos rumos da mobilidade. Trata-se de uma iniciativa alinhada ao nosso Plano Estratégico 2020/2025, que tem a eletrificação de veículos como um dos pilares. Queremos ir além da produção de carrocerias, vamos investir em tecnologias inovadoras, como sistemas de mobilidade e projetos de eletromobilidade”, pontua João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.

370 ônibus elétricos e híbridos

Atualmente, a Marcopolo conta com 370 veículos elétricos e híbridos em circulação por diversos países, incluindo Argentina, Austrália e Índia. No Brasil, são 75 veículos. Entre as iniciativas focadas na eletrificação de veículos da companhia, está o Attivi, primeiro ônibus elétrico produzido com chassis da companhia no Brasil, desenvolvido com tecnologia nacional e importada.