A Marcopolo não dá trégua quando os assuntos são "inovação" e "novidades sobre rodas". A fabricante caxiense lança no mercado um sistema que promete revolucionar a climatização no interior de ônibus rodoviários. Batizado de DutoSmart, trata-se de um sistema inovador que controla e distribui o ar refrigerado de forma inteligente por todo o veículo, garantindo uma temperatura constante para os passageiros nas poltronas da frente, do meio e de trás, oferecendo uma experiência de viagem ainda mais agradável.
O equipamento, disponível como opcional para modelos G8, pode ser instalado em sistemas de ar-condicionado de qualquer marca. Foi desenvolvido pela engenharia da Marcopolo, com conceito patenteado. O sistema utiliza sensores que captam a temperatura em diferentes pontos do interior do ônibus e, por intermédio da Inteligência Artificial de software e hardware projetados em parceria com a SOHA, empresa gaúcha de tecnologia e IoT, direciona um maior fluxo e volume de ar refrigerado para os locais com temperatura maior do que a programada.
Esse monitoramento acontece em tempo real e de forma ininterrupta, o que permite, por exemplo, que, se ao longo da viagem o sol passa a incidir apenas do lado direito do ônibus, o DutoSmart reconheça esse aumento de calor e direcione mais ar refrigerado para todas as saídas do lado direito. O sistema funciona da mesma maneira nas aplicações do ar-condicionado com aquecimento, apenas com o ciclo de temperatura inverso.
Com o DutoSmart, a Marcopolo quebra um dos maiores paradigmas do mercado e estabelece a verdadeira climatização homogênea no interior do veículo, com variação inferior a 2º C entre as poltronas da frente e as de trás do salão. Há dois anos, a Marcopolo começou a desenvolver a tecnologia, com foco em equalizar a temperatura interna dos veículos em tempo real. O DutoSmart opera dentro do duto do sistema de ar-condicionado, controlando e direcionando o fluxo de ar para evitar áreas com excesso de frio ou calor.