POR SILVANA TOAZZA
A caxiense Marcopolo prova que as pautas de sustentabilidade ganham cada vez mais espaço entre seus eixos estratégicos. Nesse sentido, a fabricante de carrocerias de ônibus anunciou nesta terça-feira (6/12) o investimento da ordem de R$ 50 milhões para a produção de ônibus elétricos em São Mateus.
Em uma nova linha de produção em sua planta fabril do município do Espírito Santo, produzirá o Attivi Integral, primeiro ônibus da marca com carroceria e chassi próprios e 100% elétrico. A novidade foi divulgada durante reunião no Palácio Anchieta com o governador do Estado, Renato Casagrande, secretários de Estado e o CEO da empresa, André Armaganijan.
400 novos postos de trabalho
Em São Mateus, a empresa conta com 2 mil colaboradores e, com o início da fabricação de veículos elétricos, deve ampliar o quadro de funcionários em até 20%, gerando 400 novos postos de trabalho. O modelo Attivi Integral é totalmente elétrico e terá capacidade para 80 passageiros, autonomia de até 280 quilômetros e tempo de carga de até quatro horas. Atualmente, a Marcopolo produz uma média de 16 veículos por dia em São Mateus. Com a produção do Attivi na unidade, terá capacidade para fabricar 26 ônibus por dia.
O governador confirmou a importância de mais emprego e renda aos capixabas, e também comentou que vai iniciar a compra de 50 ônibus elétricos para que o Estado possa entrar na trilha da transição energética. O lote de veículos deve ser entregue até setembro de 2024. O Espírito Santo aposta em incentivos e num ambiente salutar para atrair e estimular novos negócios, salientou o secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.
Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, recebe maquete do ônibus elétrico de André Armaganizan, CEO da Marcopolo
“O Attivi Integral é um veículo desenvolvido totalmente no Brasil e que faz frente ao desafio global em prol da descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros. A fabricação do veículo no Espírito Santo nos permite atender à crescente demanda do mercado nacional por veículos elétricos. Decidimos expandir a nossa produção no Estado por ser uma fábrica em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais”, pontuou o CEO da Marcopolo, André Armaganijan.
No final deste ano, a Marcopolo chega ao número de 130 unidades produzidas do Attivi Integral, com demonstrações do veículo em diferentes cidades do Brasil, como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ). Já são cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, desenvolvidos com chassis de parceiros, que circulam em diversos países, como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.
A operação da Marcopolo em São Mateus situa-se em uma localização estratégica, com fácil conexão aos demais estados do país e até mesmo de portos, o que permite atender ao mercado brasileiro como um todo e, de acordo com a demanda, o mercado internacional também.